11 curiosidades que você não sabia sobre flores de orquídeas

Flores de orquídeas

O que você sabe sobre as flores de orquídeas? Aposto que muita coisa, né? Mas com certeza não sabe de tudo sobre as orquídeas. Afinal, é uma família de plantas enorme, cheia de mistérios e informações.

Por isso, aprenda 11 curiosidades sobre flores de orquídeas, tanto Phalaenopsis quanto as outras primas da sua planta preferida!

 

1- Especialistas descobrem cerca de 20 novas espécies de orquídeas todos os anos! Afinal, são muitas espécies escondidas nas florestas!

 

2- Além de estimarem espécies novas ainda não encontradas na natureza, os criadores de orquídeas desenvolvem cerca de 150 mil flores híbridas todo ano!

 

3- Os dinossauros conheceram as orquídeas: um fóssil de uma planta da família Orchidaceae foi encontrado na República Dominicana… e ele tem 80 milhões de anos

 

4- Agradeça à ciência: graças a avanços tecnológicos as orquídeas se tornaram financeiramente acessíveis no mundo todo. Antes, chegavam a ter preços mais “exclusivos”.

 

5- As Phalaenopsis são as orquídeas mais populares, e disso ninguém duvida! Na Europa, elas estão entre as mais vendidas, sendo a mais popular por anos seguidos no Reino Unido, segundo a FPA – Flowers and Plants Association!

 

6- Diferente das rosas, por exemplo, é difícil desidratar (ou secar) as flores de orquídeas! Elas exigem um processo mais lento, e geralmente perdem a cor original.

 

7- As orquídeas sempre tiveram uma aura de sensualidade. O nome Orquídea vem do grego “órkhis”, que significa testículo, e “eidos”, que significa formato. Isso porque a primeira orquídea descoberta por eles foi a do gênero “Orchis”, que produz dois tubérculos. Mesmo que as outras não façam isso, continuam sendo referidas pela “sensualidade”.

 

8- A maioria das flores de orquídeas não são comestíveis porque possuem alcaloides extremamente amargos para o nosso paladar. Mas existem algumas plantas que são usadas para decorar pratos… e também não podemos esquecer da Vanilla, uma espécie de orquídea que resultou em um dos mais famosos aromatizantes, a baunilha!

 

9- Diversas orquídeas tem formatos de insetos como forma de serem polinizadas: elas atraem as mariposas (ou outros insetos em caso de espécies diferentes), que acreditam estar acasalando, e acabam promovendo a polinização. É o caso da relação entre a orquídea abelha e o inseto que lhe deu nome!

 

10- Na natureza, a extinção de insetos pode levar à extinção das orquídeas. Nenhum outro animal é capaz de promover a polinização.

 

11- Algumas orquídeas são parasitas, sim! É claro que a maioria das espécies de orquídeas é formada por plantas epífitas, ou seja, vivem nas árvores mas não atrapalham o funcionamento delas! Mas existem pelo menos duas que podem ser consideradas parasitas: a Lecanorchis tabugawaensis, descoberta recentemente, e a Neottia nidus-avis (também chamada de “bird’s nest orchid”, ou orquídea ninho de pássaro) são parasitas de fungos, roubando deles os nutrientes de que precisam para viver!

Flores de orquídeas - bird's nest