5 dicas de como tirar fotos de orquídeas para publicar nas redes sociais

Fotografia de Orquídeas – Quem não quer tirar uma linda foto da sua orquídea e publicar nas redes sociais? E quem não adoraria conquistar “likes” com uma linda foto que mostra a real beleza da sua orquídea?

 

Infelizmente, nem sempre as fotos saem realmente bonitas, já que existem diversos elementos que influenciam na produção de uma fotografia boa. Por isso, decidimos trazer algumas dicas de como tirar fotos de orquídeas! Confira:

 

1-Evite o horário entre 12h e 16h

As suas orquídeas estão em uma área externa ou muito próximas da janela? Então talvez não seja uma boa ideia tirar fotos com o sol muito lá em cima, pois a luz intensa cria sombras muito duras que contribuem para um contraste muito forte das cores. Se a ideia é aproveitar a luz do sol, saiba que a luz da manhã, e especialmente a luz do fim de tarde são as melhores para garantir uma boa imagem.

 

2-Dê zoom!

Pode até ser que fique bonito tirar uma foto do jardim ou de diversos vasos, mas se a ideia é tirar fotos de orquídeas de forma a valorizar suas cores, o ideal é apostar no zoom. Aproxime a câmera da flor e faça uso deste recurso sempre que possível: isso vai causar um efeito dramático e ainda permitir que as pessoas vejam detalhes que não veriam nem mesmo pessoalmente.

 

3-Busque uma lente ideal

É claro que o zoom do celular ou até mesmo a câmera comum dos smartphones não será suficiente para tirar fotos verdadeiramente profissionais. Para melhorar isso, você deve apostar em lentes do tipo “macro” (mais caras) ou então as “close-up lens”, que darão uma visão mais próxima da flor e com mais qualidade. Caso você não queira investir em uma câmera profissional ou semiprofissional, saiba que existem algumas lentes especiais para smartphones, que são acopladas à câmera do aparelho e ajudar a tirar fotos com mais proximidade.

 

4-Escolha um foco e “borre” o resto

Uma das maneiras mais charmosas de tirar fotos de orquídeas é focando apenas nas flores e deixando o fundo ou até mesmo as flores ao lado mais “borradas” ou sem foco. A nitidez pode inclusive ser específica para uma pétala ou um detalhe, e se o fundo dela for um jardim, as tonalidades de verde ao fundo vão deixar a foto ainda mais bonita. Isso tem a ver com o aumento do diafragma da lente, e nas câmeras mais funcionais você consegue isso com o modo “detalhe”.

 

5- Use um tripé ou apoio fixo

Uma das coisas que mais atrapalha para tirar fotos de orquídeas é o fato de sair tremida. Afinal, nossas mãos não ficam paradas e o simples apertar do botão pode fazer com que aquela leve sacudida deixe a foto tremida. Para que isso não ocorra, você deve apoiar sua câmera em um local fixo, como por exemplo um muro ou uma mesa. Mesmo assim, a ideia de comprar um tripé pode ajudar nisso. Existem diversos tipos de tripé, inclusive alguns que se amarram aos galhos das árvores, e que funcionam para todos os tipos de câmeras e aparelhos de celular! 

Siga nosso Instagram, tem muita foto linda lá: www.instagram.com/sitiokolibri