4 filmes com referências a orquídeas

Todo mundo adora orquídeas! E todo mundo gosta de ver um bom filme! Então imagine o quanto pode ser interessante ver filmes que falem sobre orquídeas. No entanto, os filmes que já foram criados para quem ama orquídeas são bastante sutis. Nenhum deles possui a orquídea como tema central, mas todos citam a flor como algo importante na vida dos personagens, ou fazem referência ao significado desta planta.

 

Confira os filmes com referências a orquídeas e prepare a pipoca para a próxima sessão!

 

1- O vendedor de orquídeas (documentário)

O curioso documentário venezuelano é na verdade sobre arte. Ele mostra a busca de um famoso arista plástico, Oswaldo Vigas, por um quadro antigo chamado “O Vendedor de Orquídeas”, que se perdeu, e pode ser o que falta para uma exposição. Para quem gosta de arte, é um prato cheio.

 

2- Orquídea Selvagem

As orquídeas são associadas com frequência à feminilidade e à sensualidade. Este filme retrata justamente isso. O típico romance dos anos 1980, repleto de cenas tórridas, mostra as orquídeas logo no começo, em um buquê dado pelo rico homem apaixonado para a advogada. O fato de a história ocorrer no Rio de Janeiro ajuda a criar um ambiente com mais elementos de sensualidade.

 

3- A Orquídea Negra

O filme mais antigo da lista tem também uma das referências mais interessantes. Na história do clássico estrelado por Sophia Loren e Anthony Quinn, a atriz italiana vive uma amarga viúva que faz flores artificiais para sobreviver. As flores que ela faz não são orquídeas, mas ela é comparada a uma orquídea negra por sempre vestir-se de preto.

 

4- Adaptação

Provavelmente o mais aclamado pela crítica, o filme escrito pelo famoso roteirista Charlie Kaufman é curioso por misturar elementos de uma história real com ficção. Como o título diz, ele é uma adaptação do livro O Ladrão de Orquídeas, mas não da forma como estamos acostumados, e sim mostrando a tentativa de transformar a história em um filme. Na capa, vemos um vaso de Phalaenopsis quebrado.