5 dicas para cuidar de orquídeas no apartamento

Como cuidar de orquídeas no apartamento

Você já se perguntou qual a diferença entre ter orquídeas em um apartamento e em uma casa térrea?

Pois é. Pode parecer que não tem muita diferença, mas na verdade tem!

Isso acontece porque os apartamentos possuem características um pouco diferentes: muitos possuem iluminação mais reduzida, especialmente em quartos com janelas menores, além de estarem em alturas muito maiores do que aquelas com as quais as orquídeas estão acostumadas, já que elas são plantas de alturas razoavelmente baixas, no máximo a cerca de 2 metros do chão.

Já falamos sobre orquídeas em apartamento AQUI, mas hoje gostaríamos de trazer algumas dicas diferentes e importantes:

 

1- Feche a janela

Como é normal ventar mais nos apartamentos mais altos, é importante manter as janelas fechadas para que o vento não atrapalhe as orquídeas: além de secar demais as folhas, ele ainda pode trazer pragas e doenças.

 

2- Use cachepôs – sempre!

Muita gente prefere não utilizar cachepôs em todos os vasos de orquídeas, especialmente quando se tem um pequeno orquidário ou dependendo da quantidade de vasos. Geralmente, os suportes para vasos acabam ficando restritos apenas à sala, para as orquídeas floridas! No entanto, com os ventos e a possibilidade de “secura” no apartamento, é bem possível que você queira mais cachepôs: são eles que vão ajudar a manter um pouco mais da umidade da sua orquídea!

 

3- Abuse dos vidros e espelhos

Já falamos de como deixar uma casa mais iluminada para as orquídeas, e uma das dicas mais interessantes é abusar dos espelhos, que refletem a luz e ajudam a deixar o ambiente agradável para as orquídeas. Acontece que, além de os espelhos serem ótimos amigos do apartamento, as janelas de vidro também são elementos importantes que barram o vento e deixam a luz entrar.

 

4- Crie o “cantinho das plantas”

Quem gosta de orquídeas sempre tem vários vasos, e eles sempre se alternam na florada: enquanto algumas hastes estão com flores, outros vasos estão em hibernação. Em apartamentos, geralmente o espaço é um pouco mais escasso, então o segredo é montar aquele cantinho especial, seja na lavanderia ou na sacada, por exemplo. Utilize vasos pendurados, aproveite as paredes e monte prateleiras para poder manter o máximo de vasos no menor espaço possível.

 

5- Sentido Norte e Leste

As janelas voltadas para o leste e o norte tendem a receber mais incidência de sol ao longo do dia. Além disso, as janelas voltadas para o leste são ótimas para que as orquídeas recebam mais da luz da manhã, que faz bem a elas! Falamos sobre isso no novo vídeo do Sítio Kolibri, e você pode assistir às dicas logo abaixo: