Como cuidar das orquídeas quando for viajar

Com o fim do ano chegando, muita gente vai viajar! Aposto que você já deve estar de malas prontas para ir à praia, ou visitar familiares em outras cidades, e quem sabe até mesmo para outro país.

Com isso, fica aquela dúvida: como fazer para cuidar das orquídeas e regá-las devidamente quando não tem ninguém em casa? Confira algumas dicas!

 

O primeiro passo é verificar quanto tempo você vai ficar fora. Se for por até 20 dias, no máximo, é possível regar as orquídeas na noite anterior à viagem e deixar para regar novamente ao voltar. Afinal, apesar de indicarmos a rega semanal, o fato é que as orquídeas são plantas resistentes e aguentam ficar todo esse tempo sem rega de vez em quando. O importante é que, se possível, você as deixe resguardadas do vento! Portanto, se você vive em um apartamento, por exemplo, talvez seja uma boa ideia tirar os vasos da sacada!

 

Se você vai ficar fora de casa por mais do que 20 dias, talvez a melhor opção seja encontrar alguém para fazer a rega pelo menos a cada 10 dias. Se for possível pedir a um amigo ou quem sabe contratar alguém para fazer isso, é importante se lembrar de ensinar a pessoa a regar as orquídeas, já que muitos acham que elas devem ser regadas de maneira igual às outras plantas.

 

Em último caso, se você não tiver ninguém para fazer as regas durante o seu período de viagem, uma opção que pode ajudar a manter a umidade das suas orquídeas é o uso de um prato ou vaso grande de água para reproduzir uma semi-hidroponia. Não se trata de usar o “pratinho de água” das plantas que vivem na terra, e sim de deixar um recipiente com água a dois centímetros de distância do fundo do vaso! Para fazer isso, você vai precisar de um segundo recipiente no qual o vaso possa se encaixar: geralmente o fundo de uma garrafa pet é uma boa opção! Isso manterá uma boa umidade para a sua orquídea sem “encharcar” as raízes.

Depois disso, é só seguir viagem e curtir a vida!