Folhas enrugadas e manchinhas amarelas nas orquídeas Phalaenopsis: o que fazer?

hibernação: como fazer

Se a sua orquídea está com folhas enrugadas e manchinhas amarelas, pode ser que você esteja se preocupando à toa! Sim, é isso mesmo: muitas vezes, as folhas das orquídeas Phalaenopsis vão ficar amareladas ou enrugadas, ou criar algumas pequenas manchas, mas isso não será problema nenhum!

 

Como saber se devo me preocupar?

É claro que muitas vezes as manchas podem ser pragas a serem combatidas! Nós já falamos outras vezes sobre pragas e doenças, e com certeza você já conseguirá identificar o tipo de problema que está acometendo a sua orquídea: se ela está doente, ou se é só uma coisa natural dela.

 

Então, você pode ler o artigo “3 coisas para tirar manchas da sua orquídea” e ver se as manchas na sua orquídea ou a forma como ela está murchando não tem características como as que estão na lista! Caso tenha, basta escolher um modo para lutar contra elas!

 

Se sua planta não estiver sofrendo com algum tipo de praga, é provável que ela esteja em uma das situações das imagens abaixo:

 

Folhas enrugadas em orquídeas Phalaenopsis - como cuidar e o que fazer

As folhas das suas Phalaenopsis podem ficar enrugadas e amareladas. É preciso saber olhar para elas e prestar atenção no que está realmente acontecendo!

 

machas e manchinhas amarelas nas folhas das orquídeas Phalaenopsis

Pequenas manchas amarelas nas folhas das orquídeas Phalaenopsis podem ser preocupantes, mas também podem não ser problemas graves! (note que as pontas também estão ficando escuras)

Note, na primeira imagem, que a folha está ficando enrugada! O que fazer?

Se a folha está enrugando mas não está ficando “pálida”, apenas amarelada, e se ela não estiver formando algum tipo de “gosma”, é provável que seja simplesmente a sua orquídea trocando de folhagem e se desenvolvendo! Se for isso, basta esperar que ela caia, ou então corte com uma tesoura!

Uma outra possibilidade é a falta de rega: ela pode estar sofrendo desidratação! Mas isso geralmente faz com que TODAS as folhas se enruguem, e não apenas uma!

Por fim, pode ser que a sua orquídea esteja entrando em hibernação – especialmente se ela acabou de passar por uma florada!

Portanto, a ordem é continuar cuidando bem dela: regue, adube sempre que possível, faça uma poda da haste se preferir, e talvez você pode até trocar de vaso e colocar em um novo substrato! Fazendo isso e tendo paciência, você vai ver que ela ficará bem.

 

Na segunda imagem, note que são manchas amarelas simples. O que fazer?

Se a sua orquídea estiver formando manchas amarelas simples, ou seja, que não se proliferam rapidamente, e nem possuem pontinhos pretos, é bem provável que ela esteja em um local com muito sol, e talvez com temperaturas mais altas. Se for o caso, procure um local mais fresco ou mais escurinho! (note também que as pontinhas da folha estão escurecendo, e isso é indício de calor e sol)

MAS, é importante considerar algo importante:

É possível que, especialmente durante o verão, a sua orquídea vai ter que se adaptar ao tempo. Sabemos que muita gente quer que a orquídea se mantenha com aquele lindo verde escuro que ela tinha quando vista na loja, mas o fato é que essa coloração ocorre muito em decorrência do ambiente controlado das estufas onde elas são produzidas. Infelizmente, dentro de casa não temos como manter um ambiente tão controlado, então é bem provável que essas manchinhas façam parte do seu dia a dia.