Dicas para ter orquídeas no quarto

Você tem orquídeas no quarto? Ou melhor: tem alguma planta – de qualquer espécie – no seu cantinho mais pessoal? Muita gente acredita que não é saudável manter plantas no local onde dormimos, pois criou-se o mito de que elas roubam o oxigênio à noite, o que dificultaria a respiração. Mas isso não é verdade!

A grande verdade é que a quantidade de gás carbônico que uma planta elimina e o oxigênio que ela absorve à noite (para fazer o contrário ao longo do dia no processo de fotossíntese) é irrisória perto do que nós mesmos produzimos quando expiramos. Portanto, a presença de uma planta próxima de você não vai atrapalhar em nada. Portanto, se você quer ter orquídeas no quarto, confira algumas dicas importantes:

1- Nunca se esqueça da luminosidade!

Muitos quartos, especialmente os de apartamentos, costumam ter menos luz. Garanta as orquídeas no seu quarto vão receber bastante luz. Se for a luz direta no período da manhã, melhor ainda!

2- Phalaenopsis são mais vantajosas

Embora as plantas não causem problemas devido à produção de gás carbônico, elas podem trazer problemas caso tenham aromas fortes ou liberem muito pólen, especialmente se você tiver algum tipo de alergia. É por isso que as orquídeas Phalaenopsis são ótimas companhias, já que embelezam o ambiente e não trazem esses elementos que outras espécies podem ter.

3- Entrada de ar

Elas não roubarão seu oxigênio, mas isso não significa que você não deve deixar alguma entrada de ar durante a noite: procure deixar um pouco da janela aberta ou até mesmo a porta para garantir que seu quarto não vai se tornar um ambiente fechado demais na hora de dormir.

4- Combine as cores

Vale destacar que as cores são importantes para que as orquídeas criem um ambiente melhor no quarto. Por isso, é importante que elas sejam condizentes com as cores do quarto e o tipo de ambiente que você deseja criar.