Durabilidade da Phalaenopsis: quanto tempo dura uma orquídea?

Você ganhou um vaso de orquídeas e quer saber quanto tempo elas vão durar, certo? Pois saiba que essa pergunta sobre a durabilidade da Phalaenopsis é muito comum.

Enquanto algumas pessoas querem saber sobre a durabilidade da flor como um todo, se ela vai morrer após a queda das flores, outros querem saber o tempo de florada. Então vamos lá:

Quanto tempo a Phalaenopsis fica florida?

Depois da floração, as Phalaenopsis podem ficar um, dois ou até três meses floridas! É claro que ela pode sofrer algo que diminua esse tempo, como mudanças bruscas de temperatura, doenças relacionadas a fungos ou pestes, ou falta de rega adequada. Algumas sortudas poderão passar dos três meses, caso o ambiente esteja propício e os nutrientes tenham ótima qualidade!

Vale lembrar que as Phalaenopsis podem florir de uma a três vezes por ano, dependendo de diversos fatores, diferentemente de outras espécies de orquídeas, que florescem com menos frequência.

Portanto, para ter uma ideia de quanto tempo vai demorar para cair a flor, basta perguntar na loja há quantos dias os botões se abriram!

E por quanto tempo a Phalaenopsis vai viver?

Essa é fácil! A palavra é “indefinidamente”. Isso significa que a durabilidade da Phalaenopsis é praticamente “eterna”, já que ela vai se renovando conforme suas próprias “escolhas”. Afinal de contas, depois da queda das flores, a sua Phalaenopsis pode secar a haste, abrindo caminho para novas hastes, desenvolver um “keiki”, ou seja, um broto, ou simplesmente permitir que cresçam algumas ramificações de hastes – lembrando que é sempre possível interferir na planta e cortar a haste, por exemplo!

Mesmo assim, é sempre bom ter em mente que nada nesse mundo é eterno, certo? Sem os cuidados e até mesmo o replantio caso a planta se desenvolva muito, aí sim ela pode morrer.

Quer saber mais?

Confira tudo sobre rega das Phalaenopsis

Saiba mais sobre os cuidados com as orquídeas

Sinais de alerta da Phalaenopsis