Espécies de orquídeas e diferenças entre elas

espécies de orquídeas

Quais são as espécies de orquídeas mais procuradas? E quantas espécies de orquídeas existem?

Se você já se perguntou isso, é porque já sabe que as Phalaenopsis, nossa especialidade no sítio Kolibri, não são as únicas orquídeas que existem. Na verdade, a família Orchidaceae, que reúne todas as plantas classificadas com o nome de orquídea, é a maior família de plantas angiospermas (aquelas que dão flores) do mundo. Segundo o World Checklist of Selected Plant Families, existem 26.567 espécies de orquídeas listadas. Muitas, não?

É claro que, com tantas espécies diferentes, é quase impossível conhecer todas elas. E algumas podem ser muito raras. Por isso, decidimos listar as espécies de orquídeas mais comuns em jardins, para que você possa conhecer um pouco sobre elas.

 

Phalaenopsis

espécies de orquídeas - Phalaenopsis

É claro que não poderíamos começar com outro tipo! As Phalaenopsis se destacam por encantar aos olhos de todos os gostos e preferências. O formato de borboleta fez com que elas ganhassem muita atenção como plantas ornamentais. É por isso elas se tornaram as orquídeas mais populares, admiradas até mesmo por quem pouco entende de plantas e flores. As Phalaenopsis se destacam, acima de tudo, por se adequarem facilmente a ambientes fechados, como salas de estar, desde que recebam iluminação solar em abundância. Elas também ganharam o gosto do público por exigirem cuidados razoavelmente simples, ao contrário das necessidades complicadas de muitas outras orquídeas ornamentais.

 

Orquídea Brassia Verrucosa

espécies de orquídeas - Brassia Verrucosa

Facilmente identificada pelas pétalas finas que lembram um grande aracnídeo, a Brassia Verrucosa surgiu na América Central, prefere climas mais quentes e precisa ser criada na meia-sombra.

 

Orquídea Chuva de Ouro

espécies de orquídeas - Chuva de Ouro

Geralmente de coloração amarela com variações em branco, rosa e alaranjado, esta planta é cultivada com facilidade, desde que receba a quantidade certa de sol. Costuma ter floração perene.

 

Orquídea Mini-chocolate

espécies de orquídeas - Mini-chocolate

Famosa por ter pétalas com cor de chocolate, esta espécie pode até tomar um pouco de sol direto, mas deve ser colocada na sombra nos momentos em que o sol é mais forte.

 

Orquídea Brasileira Maxilaria

espécies de orquídeas - Brasileira Maxilaria

Conhecida pelos detalhes das manchas que geralmente estão em todas as pétalas, esta espécie é originária do território brasileiro.

 

Orquídea Olho-de-boneca

espécies de orquídeas - Olho de boneca

Originária da China, Índia e Malásia, a “olho-de-boneca” exige uma quantidade muito específica de sol, demandando um certo esforço de onde se deve colocar o vaso. Destacam-se pelas cores fortes que apresenta.

 

Orquídea Cattleya Intermedia

espécies de orquídeas - Cattleya Intermedia

Popular e resistente a amplas variações de temperatura, a Cattleya exige um cuidado grande com o tempo de exposição ao sol: em excesso, pode queimar, mas mesmo assim exige muita luminosidade, podendo tomar sol direto pela manhã.

 

Orquídea Rodriguezia

espécies de orquídeas - Rodriguezia

Famosa pelo tamanho pequeno e pelas manchas que apresenta em suas pétalas , esta espécie demanda 60% de sombra e exige adubação ou reposição de nutrientes após a florada, comum no outono ou inverno.

 

Orquídea Cimbido

espécies de orquídeas - Cimbido

Também comum nos jardins, esta espécie de orquídea não consegue dar flores em climas muito quentes, mas se destaca por ter conquistado uma certa popularidade.