Como usar orquídeas para aplicar o Feng Shui em casa

Você já deve ter ouvido falar de Feng Shui. O que muita gente não sabe é que é possível organizar alguns detalhes da casa de forma a seguir um pouco do Feng Shui, mesmo sem conhecer a técnica a fundo. E com isso, você já consegue colocar as suas orquídeas em locais estratégicos.Mas primeiro, vamos entender um pouco sobre o que é o Feng Shui.

 

Afinal, o que é o Feng Shui?

Um método milenar chinês de organização dos ambientes para atrair boas energias.

A tradução literal das palavras que compõem o termo é “vento” (feng) e “água” (shui), sendo que o vento representaria a energia “yang” e água representa a energia “yin”, que por si representam a dualidade de todas as energias que existem no mundo. Ao considerar este conceito, entende-se que um espaço contém tanto energias positivas quanto negativas, e portanto deve-se cuidar para que as energias positivas sejam valorizadas, e as negativas sejam canalizadas em benefício das pessoas.

 

Como usar o Feng Shui nas orquídeas?

O Feng Shui pode ser bastante complexo se o desejo é estudar a fundo. O que podemos compreender com mais facilidade é que a técnica define a melhor localização da porta de entrada da casa, por exemplo, e ainda explica que há espaços na casa com energias mais propensas a favorecer a família, o trabalho, a saúde, entre outras questões.

Ao olhar para um “ba-guá”, o octógono utilizado para definir os melhores espaços da casa pelo Feng Shui, você verá que cada lado da casa voltado a um dos pontos cardeais e colaterais tende a canalizar energias para uma área da vida, na seguinte ordem para quem vive no hemisfério sul (a energia muda no hemisfério norte):

Leste: Família e Saúde

Sudeste: Autoconhecimento e Espiritualidade

Sul: Trabalho e Carreira

Sudoeste: Amigos e viagens

Oeste: Criatividade

Noroeste: Relacionamento

Norte: Sucesso

Nordeste: Prosperidade

Assim, uma forma de começar a utilizar o Feng Shui é considerando que em cada espaço da casa voltado para estas áreas deve ter um “cantinho” de energias para cada uma destas coisas.

Para aplicar o Baguá na planta da sua casa, considere que a área do TRABALHO, está situada na parede da porta de entrada principal. Se a sua casa tiver andar superior, a “porta de entrada principal” é a escada de acesso ao lugar.

 

Pensando nisso, confira algumas práticas simples que podem ajudar a definir os melhores lugares para as orquídeas:

1- Remova as plantas murchas e secas: segundo o Feng Shui, as plantas que murcharam ou secaram devem ser removidas, já que possuem o poder de absorver a energia boa do lugar.

 

2- Orquídeas beneficiam a família:segundo a técnica milenar, as orquídeas são plantas com energias que beneficiam o diálogo entre as pessoas, e por isso devem ser valorizadas especialmente em momentos nos quais a família se encontra com mais turbulências. Colocar suas orquídeas em uma janela que se volta para o Leste pode ser uma ótima ideia. Lembrando sempre que a orquídea não gosta de sol direto, então mantenha uma certa distância para que ela não sofra com o sol escaldante.

 

3- Como a cor vinho simboliza riqueza e sofisticação, uma orquídea com essa tonalidade de cores pode ser colocada no cantinho do Sucesso (voltado ao Norte).

 

4- Orquídeas amarelas são perfeitas para janelas e cantinhos voltados sentido nordeste, já que a cor e o espaço simbolizam prosperidade.

 

5- A sensação de paz, harmonia e inocência da cor branca tem tudo a ver com o cantinho da amizade. Portanto, utilizar orquídeas brancas em uma janela para o sudoeste pode ser uma ótima forma de utilizar o Feng Shui a favor das suas amizades.

 

6- Por fim, opte pelas orquídeas de tonalidade lilás para o espaço da espiritualidade (sudeste).

Com estas dicas, você já pode começar a aplicar os conceitos do Feng Shui. Depois disso, basta se aprofundar em detalhes da técnica e da filosofia para desenvolver outras ideias. Pelo menos você já sabe onde colocar suas Phalaenopsis!