Flores de presente representam o baixo risco de errar

Se você nunca deu flores de presente para seus amigos ou familiares, pelo menos já recebeu alguma. Afinal, presentear alguém como uma flor é uma forma de expressar seus sentimentos.

Dar flores de presente pode ser uma ótima forma de congratular alguém por algo, existem diversos motivos para isso: aniversário de nascimento ou de casamento, um pedido de desculpas, homenagem amorosa, desejo de melhoras, ou ser simplesmente algo para alegrar o dia.

E desde quando as flores se tornaram um tipo de presente?

Se formos analisar a História, veremos que as flores são na verdade um dos presentes mais antigos da sociedade. O costume de presentear com flores remonta a pré-história, conforme identificaram arqueólogos. A ideia de dar flores aos outros como forma de presente está em diversos mitos das antigas civilizações da China, Egito, Grécia e Roma. A mitologia grega possui diversos momentos nos quais elas representam até mesmos os deuses da época. Os poderosos eram agraciados com coroas feitas por seus botões.

Ao longo da Idade Média, foram os franceses e ingleses que mantiveram esse hábito para a cultura ocidental. No entanto, foi na Inglaterra Vitoriana (período que ocorreu de 1837 a 1901) que o hábito de presentear com flores se tornou realmente forte. Na época, existiam muitas regras de comportamento, e uma delas determinava que expressar os sentimentos em público não era algo positivo: não eram consideradas boas maneiras. Por isso, convencionou-se dá-las às pessoas como forma de expressar sentimentos, e logo surgiram significados para diferentes tipos de flores e buquês.

Conforme passaram os anos, novos significados foram dados ao ato de presentear com flores. Até poucos anos atrás, elas eram consideradas presentes femininos, que não deveriam ser dados de presente para homens. Hoje, esse conceito já é tido como ultrapassado.

Confira 6 dicas de como escolher flores de presente:

1- Pense no presenteado: do que ele gosta? Qual o comportamento dele?

2- Considere as cores de flor que vai escolher: qual combina mais com o presenteado?

3- Combine o arranjo com algo relacionado a um hobby da pessoa.

4- Monte as flores em uma embalagem bonita: nada de colocar em um vaso feio e achar que a planta por si só já embeleza o ambiente!

5- Cuide dela antes de dar de presente: muitos compram as flores antecipadamente e se esquecem dos cuidados. Se for preciso, opte por floriculturas que entregam o presente diretamente às pessoas.

6- Capriche na mensagem: uma flor como presente fica ainda melhor quando acompanhada de um bilhete bem escrito ou palavras carinhosas, mesmo que ditas no momento!

Quer saber mais?

Então confira:

Orquídeas para aniversário

Como escolher as melhores orquídeas para presente