Como fazer mudas de orquídeas Phalaenopsis

Cuidados
Novas mudas

cuidados básicos para cuidar bem da sua orquídea

Muitas pessoas querem saber como fazer mudas de orquídeas phalaenopsis. Realmente, parece irresistível a possibilidade de obter novos vasos de plantas a partir de um anterior. Nas Phalaenopsis, isso é possível por meio das mudas, também chamadas de keikis, que podem surgir tanto naturalmente quanto por estímulo.  Na horticultura, o termo keiki (originado da palavra havaiana para “bebê”) se refere a qualquer nova planta produzida assexuadamente em algumas espécies de orquídeas, dentre as quais se encontra a Phalaenopsis. A planta bebê será geneticamente igual à mãe.

 

Antes de entender como extrair mudas de orquídeas Phalaenopsis, é preciso compreender as duas formas de se obter os keikis:

 

1- Em ambiente mais úmido e com menos luz:

Se uma Phalaenopsis está em um ambiente mais úmido e com menor quantidade de luz, é possível que ela gere um keiki naturalmente. Você verá uma nova haste saindo de uma das gemas da haste principal. Quando ela formar raízes, você pode cortá-la e acrescentar a um vaso.

 

2- Após o corte da haste:

Caso não surja naturalmente um keiki, é possível estimular a planta a criar um. No entanto, mesmo assim é preciso esperar pela “vontade” dela. Calma, que vamos explicar!

Quando acabar a florada da sua Phalaenopsis, você pode cortar a haste a partir da terceira ou quarta gema (especialmente que a parte de cima da haste ficar seca!). Então, ao cortar com uma tesoura esterilizada (basta esquentar no fogo), vai nascer uma nova haste a partir daquela gema: essa nova haste pode ser apenas uma nova florada, ou algumas folhas. Se surgirem flores, aproveite este novo momento de florada, mas se forem algumas folhas, então você estará diante de uma nova muda, que em seguida deverá fazer nascer uma raiz!

O que fazer para plantar fazer mudas de orquídeas Phalaenopsis em um novo vaso? Confira:

 

1- Cortar

O primeiro passo é retirar a haste com a raiz que já nasceu. Use a tesoura esterilizada!

 

cuidados básicos para cuidar bem da sua orquídea

 

2- Preparar o vaso novo

Depois, basta preparar um novo vaso. Você pode colocar rolhas de garrafas ou pedras no fundo do novo vaso (com os devidos furos necessários para vazão da água). Em seguida, acrescente o substrato de orquídeas, preferencialmente com a combinação de fibra de coco, casca de pinus e carvão vegetal.

 

 

3- Encaixar a muda

Deixe a nova planta bem encaixada no substrato. Se ela não fixar devido à raiz ainda pequena, utilize um cabo pequeno para deixar bem preso ao fundo, utilizando uma corda ou outro item para amarrar a nova planta. Molhe bem, escorra a água e comece a cuidar dela como você cuida das outras Phalaenopsis.