Músicas sobre orquídeas

Você já ouviu alguma música que fale sobre orquídeas? Assim como as flores em si, as músicas que citam as orquídeas são igualmente misteriosas e geralmente possuem um “quê” de sensualidade.

É interessante notar que as principais canções que citam orquídeas fazem referência ao feminino: são, em sua maioria, poemas de amor. No entanto, a última da lista é sobre autenticidade! E note como existem apenas dois nomes que se repetem: um fazendo referência a todas as espécies, e um apenas à orquídea negra! Confira:

1- Orquídea Negra (Zé Ramalho)

A música do cantor paraibano é densa e cheia de reflexões, como quase todas as suas canções. Na belíssima letra, o poeta compara a paixão com a guerra. Em seguida, chama a amada de “orquídea negra” e faz referência a algo de selvagem.

“Você é a orquídea negra

Que brotou da máquina selvagem

E o anjo do impossível

Plantou como nova paisagem”

Ao longo dos versos, o termo “flor da agonia” faz referência às belezas da paixão que a palavra “flor” traz, mas também destaca o sofrimento que o amor pode trazer. É uma canção sobre um amor que se acabou!

https://www.youtube.com/watch?v=5YF0KDR3ND4

2- Orquídea (Guilherme Arantes)

Esta é talvez a melhor das canções para quem é apaixonado por orquídeas. Além do ritmo romântico, a música faz referência a diversas características da flor que tanto amamos!

Além de fazerem referência à pureza e à fragilidade feminina, os versos do músico citam que ela “não vive da seiva roubada de um caule qualquer” e também reforça que sua amada, tal qual uma orquídea, está “trepada num galho”. A canção é um verdadeiro elogio à mulher amada.

https://www.youtube.com/watch?v=-jgSuLZ8HLg

3- Black Orchid (Stevie Wonder)

Se a orquídea é considerada como um símbolo da feminilidade, a música de Stevie Wonder exalta justamente isso. A tradução de um trecho da música diz justamente isso:

“Para construir mundos melhorados pela paz

Envolta no brilhante orvalho da manhã

Ela expressa a vida de novo

Que sai da terra sob seus pés

Ela é uma flor que cresce

com a habilidade do amor

Ela é a feminilidade”

Com o nome orquídea negra, Stevie Wonder não apenas reforça a negritude da pessoa amada (no clipe da música, uma mulher dança a música pelos jardins), como valoriza o fato de ela ser especial. No entanto, a música também fala provavelmente sobre a flor especificamente, já que foi composta para um filme documentário de 1978, chamado “The Secret Life of Plants”.

https://www.youtube.com/watch?v=cR9QO-YjLrk

4- Orchid (Alanis Morissette)

Tal qual a maioria das músicas da cantora canadense, a canção “Orchid” fala muito sobre sentimentos internos e introspectivos. Neste caso, é como se a compositora chamasse a si mesmo de orquídea para fazer uma metáfora de como ela é tratada, conforme a tradução de um trecho da obra:

“Eu sou uma ‘peça rara’, bem intencionada e sem encanto

Rotulada e mal compreendida, tratada

como uma rosa sendo uma orquídea”.

Se você cuida de orquídeas, sabe muito bem o quanto pode fazer mal a elas se tratá-las como uma rosa, e essa metáfora funciona muito bem para as pessoas, como nos faz refletir a canção.

https://www.youtube.com/watch?v=35M4S8Yi2MM