Como escolher as melhores orquídeas para presente

Orquídeas para presente: como escolher?

Não tem jeito: uma das formas infalíveis de acertar em um presente é dando orquídeas. Afinal, estas flores são encantadoras e curiosas, capazes de amolecer os mais brutos e encantar os mais emotivos. Mas como escolher orquídeas para presente?

 

Existem alguns pontos que devem ser considerados.

Confira detalhes e sugestões do que devem ser levados em consideração antes de uma comemoração que mereça um presente.

 

1- Observe a saúde da planta

As folhas estão devidamente verdes? As raízes possuem espaço para respirar? É importante estar atento aos pequenos sinais de má saúde das orquídeas: folhas enrugadas e moles, presença de pulgões, manchas de fungo nas folhas, manchas marrons nas pétalas das flores e hastes moles são indícios de que a saúde da planta não anda bem. De fato, é raro encontrar orquídeas para presente em más condições nas floriculturas e lojas especializadas, mas é importante atentar a esses detalhes.

2- Pense de antemão no local para colocar o vaso

Se você conhece bem a pessoa presenteada, provavelmente consegue imaginar onde ela pode colocar o vaso de orquídeas. A espécie Phalaenopsis, especialmente, precisa de bastante luminosidade, mas não pode receber sol direto. Se seu amigo, colega ou familiar que receberá orquídeas Phalaenopsis de presente não tem um espaço apropriado à primeira vista, vale a pena ser criativo e pensar no melhor local para que a flor seja exibida: um espaço comum do condomínio, o escritório ou uma casa de veraneio podem ser ótimas opções.

Ruas floridas com orquídeas: transforme seu bairro!

 

3- O presenteado tem tempo e condições de cuidar?

Orquídeas são flores que exigem alguns cuidados. Não é necessário gastar muito tempo da rotina para regar e dar atenção, mas alguns minutos são importantes. No entanto, caso o presenteado seja uma pessoa ocupada e repleta de afazeres, um vaso de Phalaenopsis pode ser uma ótima ideia, já que cuidar de uma planta pode ser a oportunidade de fazer os mais ocupados admirarem a beleza da natureza e os pequenos prazeres de uma pausa no cotidiano. Considerando que a rega não precisa ultrapassar a frequência de uma vez por semana, e a maior frequência indicada para adubação é uma vez por mês, então é uma atividade que pode ser incluída mesmo na rotina dos mais atarefados.

 

4- Procure a cor de orquídeas que mais combina

Outro ponto importante é escolher a melhor cor da Phalaenopsis que será dada de presente. Pessoas ousadas merecem as linhas de coloração azul ou verde, que fogem do padrão e chamam atenção. Pessoas mais românticas ou leves podem preferir coloração rosa ou orquídeas de coloração manchada. As amarelas podem combinar com quem é mais ambicioso, e as Phalaenopsis brancas são bastante versáteis e podem funcionar com a maioria das pessoas. Desse jeito, não é tão difícil definir orquídeas para presente!