Tradição do bolo de casamento: de onde vem?

Ele é considerado a terceira principal atração de um casamento! Afinal, o bolo só perde atenção para os noivos durante uma celebração de núpcias, não é mesmo? Mas o que poucos sabem é como surgiu essa tradição de celebrar o casamento com um lindo bolo. Como trata-se de uma dessas coisas  que fazemos tradicionalmente como herança de séculos atrás, convidamos você a embarcar em uma fantástica viagem no tempo para descobrir o significado do bolo de casamento!

Depois, você ainda vai descobrir o que estes deliciosos quitutes têm a ver com orquídeas!

 

Como surgiu a tradição:

Segundo os historiadores, a ideia de fazer um bolo se originou no período da Roma Antiga. Na época, um pão doce era confeccionado com frutas, cereais, amêndoas e mel. Todos estes alimentos, incluindo o trigo usado para o pão, simbolizavam a prosperidade. Nas cerimônias de união, as pessoas quebravam o “bolo” por cima da cabeça da noiva, acreditando que isso lhe traria riqueza e sorte.

O costume foi se transformando ao longo dos séculos, e na Idade Média surgiu a tradição de os convidados levarem pequenas tortas ao casamento. Essas tortas eram empilhadas e os noivos deveriam se beijar por cima delas. Esse “bolo” continuava sendo símbolo de prosperidade, e foi durante esse período que o conceito de bolos com “andares” começou a surgir.

Os bolos que conhecemos hoje tiveram seu conceito forjado na França do século XVII. Foi nos governos dos reis Luís XIV e Luís XV que muitos costumes se instalaram. Afinal, a corte do país vivia com muito luxo, festas e ostentação nessa época. Foi justamente quando a culinária se desenvolveu e surgiu a elaboração de diversos pratos que temos hoje. Os bolos se tornaram bonitos, elegantes e com recheios elaborados!

 

Bolos com orquídeas:

Não faz muito tempo, as orquídeas (especialmente as Phalaenopsis) começaram a inspirar a decoração de bolos de casamento. Isso começou a ocorrer quanto se percebeu que tanto a flor quanto o doce carregam consigo o sentimento de sofisticação e requinte. A combinação é perfeita!

Na maioria das vezes, as Phalaenopsis que enfeitam o bolo são brancas – cor associada ao casamento, ao vestido da noiva e à pureza da celebração – e feitas à base de açúcar ou biscuit. Os trabalhos artesanais de quem faz essas flores são incríveis! Geralmente, se o bolo de casamento vem com orquídeas, é porque a decoração de toda a festa será com base nelas!

Quer ver mais? Confira no Pinterest do Sitio Kolibri!