Você sabe o que é upcycling? Quer fazer vasos para sua orquídea utilizando essa técnica?

Você já ouviu falar em Upcycling? Trata-se de um conceito ecológico e muito importante para o reaproveitamento de materiais. Após ler este texto, você verá como é possível usar a criatividade para fazer lindos vasos para suas orquídeas!

 

Afinal, como surgiu o conceito de Upcycling?

O empresário e ambientalista alemão Reine Pilz apresentou este conceito em 1994. Segundo ele, a ideia de reciclagem que mais conhecemos é o que ele chama de “downcycling”, pois mói e tritura materiais reutilizáveis e produz coisas menos valorizadas que o material original. Portanto, o Upcycling significa o contrário: reutilizar um material de forma que ele se torne um item mais valioso que seu material anterior.

Por isso, transformar um copo em um vaso ou reaproveitar jarras e latinhas e fazer delas novos utensílios é uma forma de Upcycling. No contexto comercial, o upcycling é utilizado muito como forma de reutilizar um material e fazer com que ele tenha maior valor de mercado.

Isso significa que, além de permitir que você reutilize alguns materiais e ajude o meio ambiente com a sua criatividade, este conceito ainda pode contribuir para que você faça uma renda extra, caso o objetivo seja vender!

Quer se inspirar? Então confira algumas ideias super curiosas de como você pode fazer novos vasos para suas orquídeas:

Estes vidros de geleia podem ser a nova casa das suas flores:

Que tal transformar aquelas rolhas de vinho em um vaso? É preciso colar muito bem umas nas outras, e você vai precisar de algum apoio para elas, mas o resultado poder ser este:

Você já imaginou que o coco, depois de refrescar o seu dia, pode se transformar em um ambiente perfeito para suas orquídeas?