7 vantagens que as orquídeas trazem para a sua casa – e você nem sabia!

Aposto que você nem sabe das vantagens que as orquídeas trazem para a sua casa, não é verdade? Afinal de contas, todos nós queremos encher nosso lar de orquídeas e adoramos estas plantinhas, mas muitas vezes não nos damos conta do quanto elas são boas em outros aspectos, que vão além da beleza e do poder de ornamento que elas possuem!

 

1- Aumento da sensação de bem-estar

Uma pesquisa realizada pelo professor americano Roger Ulrich chegou à conclusão de que pacientes de hospitais melhoram mais rapidamente quando podem ver flores pela janela.

2- Melhora na produtividade

Uma outra pesquisa na Universidade do Texas comprovou que a presença de flores em ambiente de trabalho ajudam a melhorar a produtividade das pessoas. O mesmo ocorre para quem tem orquídeas em casa, é claro!

 

3- Melhora na qualidade do ar

Diferente da maioria das plantas, as orquídeas liberam oxigênio e absorvem gás carbônico no período da noite. Esse processo ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro de casa!

 

4- Aumenta as energias positivas

A presença de plantas em casa promove o aumento das energias positivas. Embora esse conceito seja mais espiritual, a maioria dos líderes de diversas religiões e correntes espiritualistas concordam que a conexão com a natureza promovida pelas plantas contribui para melhorar as energias. Nos dias em que bater uma tristeza ou estresse, perceba o quanto a presença de plantas ajuda a relaxar!

 

5- Remove toxinas do ar

Se você colocar orquídeas na sua sala, quarto ou outro ambiente, em 24h ela terá removido 80% das toxinas do ar, incluindo fumaça de cigarro e até mesmo alguns elementos tóxicos invisíveis que estão presentes em embalagens de plástico ou páginas de livros velhos.

 

6- Ajuda a manter a umidade do ar

Dependendo da época do ano, é comum sofrermos com o tempo seco. Mas a presença de orquídeas ajuda a manter a umidade do ar um pouco maior, já que suas folhas ajudam a melhorar o equilíbrio dos elementos presentes na atmosfera ao redor, graças ao processo de absorção e liberação de água que ocorre junto com a fotossíntese. Quanto mais plantas, melhor será a umidade do ambiente!

 

7-Combate problemas emocionais e psicológicos

Se ter plantas ao redor melhora as energias do ambiente, cuidar das suas orquídeas pode impedir o desenvolvimento de diversas doenças da mente. Nos tempos atuais, sabemos o quanto problemas como a depressão e a ansiedade estão cada vez mais comuns. Fazer trocas de vasos, regas, adubação e outros processos necessários para cuidar das orquídeas são atividades consideradas terapêuticas, que podem melhorar bastante o estado emocional das pessoas quando associadas a tratamentos e cuidados médicos.