5 inspirações para seu orquidário em casa

Quem não adoraria ter um orquidário em casa? Muitas pessoas ainda acreditam que é necessário um projeto mirabolante e caro para expor a coleção de orquídeas, mas isso não é verdade! As diferentes formas de fazer isso são infinitas! Tudo vai depender de como você gostaria de ver suas orquídeas.

Listamos algumas fotos que podem servir de inspiração para que você montar o seu. Nosso desafio deste artigo é que você o termine com o plano final de como vai montar seu orquidário em casa!

 

Ideia 1: prateleiras

Uma das formas mais simples é fazendo prateleiras para enfileirar os vasos de orquídeas. Embora não seja das mais criativas, o fato é que é a mais simples, e pode ser um ótimo começo para quem não quer investir muito. Se as suas orquídeas estão bonitas e saudáveis, a época de floração já será suficiente para manter a beleza do orquidário!

 

Ideia 2:Treliça

A segunda opção, que também pode ser bastante prática, é o uso de uma treliça, que pode ser de madeira ou de arame. Pessoas com habilidades manuais conseguem fazer suas próprias treliças (utilizar madeira de demolição ou reutilizar pedaços de móveis antigos são excelentes dicas ecológicas). Mesmo assim, há opções de treliças para comprar em lojas de móveis e decoração. Após instalar uma delas na parede, basta espalhar os vasos de orquídeas, utilizando arames para prendê-los!

 

Ideia 3: Jardim vertical

Considerado a opção mais criativa para quem não conta com grandes espaços, o jardim vertical é uma forma super atual para ter seu orquidário em casa. A dica aqui é misturar suas orquídeas com outras espécies de plantas para fazer a textura verde de fundo. Para isso, espalhe pequenos vasos suspensos em uma parede (pregados ou amarrados a alguma estrutura) e alterne plantas como avencas e samambaias com seus vasos de orquídea. O charme desta opção é que as outras plantas sejam pendentes dos vasos, pois isso criará um ótimo contraste com as orquídeas!

 

Ideia 4: Espalhe pelo jardim!

Se você espalhar suas orquídeas pelo seu jardim, você terá seu orquidário ainda mais bonito. Você não precisa obrigatoriamente possuir uma estrutura prévia, pode dar as mãos à natureza e permitir que as suas orquídeas estejam por todo o jardim da sua casa!

 

Ideia 5: Pergolado

A ideia de fazer um pergolado para montar seu orquidário em casa é essencialmente simples, e permite que você use sua criatividade na hora de pendurar suas orquídeas. Você pode utilizar cordas, arames, vasos e cachepôs para alternar os espaços a serem ocupados.

 

 

Se ainda não segue nosso Pinterest, vai lá! Fizemos uma seleção de orquidários super bacanas

Outras dicas para decoração residencial com orquídeas, no dia-a-dia, confira essa matéria