Cuidados, Substrato
7 substratos diferentes para orquídeas e seus diferenciais
Já falamos sobre substratos aqui no nosso blog. Mas será que existem só duas ou três opções de substratos diferentes para orquídeas?
A verdade é que existem diversos tipos de substratos possíveis, e todos eles podem ser utilizados. Tudo vai depender do que você tem em mãos e da forma como as suas plantas se saem com eles.
Pensando nisso, decidimos listar alguns substratos diferentes e explicar um pouco mais sobre eles!

Cascas de Coco
As cascas ou fibras de coco são baratas, acessíveis, fáceis de encontrar, e leves! Por isso costumam estar entre as preferidas dos criadores de orquídeas. A vantagem é que ela é leve e prende bem a umidade da água, o que ajuda no processo de rega!

Casca de Pinheiro (ou Casa de Pinus)
Se você quer um substrato diferente para a orquídea, pode adorar a casca de pinheiro! A durabilidade é muito alta e os preços costumam ser baixos, mas não segura muita água, o que pode exigir uma frequência um pouco maior de rega!

Musgo Esfagno
Muitos adoram, mas muitos odeiam! O esfagno retém bastante umidade e, portanto, costuma reduzir a demanda de rega, embora possa aumentar os riscos de apodrecer a raiz. É um pouco mais difícil de encontrar, mas quem se dá bem com ele não troca por nada!

Rocha de Lava
É um dos tipos de pedra que pode estar entre as opções de substratos diferentes. Aumenta a demanda de rega e de adubação porque drena bastante a água e é inorgânico, ou seja, não tem nutrientes para a planta.

Vermiculita
Este mineral pode ser um dos substratos diferentes para a sua orquídea. Ajuda a manter uma boa entrada de ar, garante escoamento da água, mas o fato é que este é um ótimo substrato para combinar com outros.

Carvão
Dentre os substratos diferentes para orquídeas, um dos mais procurados é o carvão. Ele é mais lento para se decompor e ainda tem a vantagem de absorver sustâncias tóxicas. Assim como os substratos em pedras, é ideal para combinar com outros tipos.

Perlita
Outro tipo de mineral ótimo para combinar com outros substratos, a perlita é uma opção boa porque tem alta absorção de água, é muito leve e demora bastante a se decompor.
Sentiu falta da famosa casca de pinus? Confira nossa outra lista aqui!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
O segredo do iogurte para sua orquídea!
Hoje, vamos falar de algo inusitado: o iogurte como fertilizante! Confira mais sobre esse ingrediente e como ele pode funcionar na orquídea!
Fungos em orquídeas Phalaenopsis
Infelizmente eles podem ser vilões que vamos encontrar: os fungos em orquídeas Phalaenopsis podem aparecer por excesso de umidade, falta de ventilação ou substrato...
O que fazer com seu pé de louro
Você já comprou seu louro? O novo produto do Sítio Kolibri está se popularizando cada vez mais! Veja o que fazer com ele na...