Cortes, Cuidados
E se eu não cortar a haste seca?
O que você faz com a sua orquídea após a florada? Sempre falamos sobre esse tema por aqui, afinal a planta entra em processo de hibernação, mas também pode dar mais flores logo em seguida. Muita gente corta uma parte da haste, após o terceiro nó, para que a orquídea passe a abrir novas flores, enquanto outros preferem remover a haste como um todo e dar mais tempo para que a planta surja com uma nova haste. Em outros casos, há quem corte a haste apenas quando ela seca naturalmente.
Mas… e se a haste seca permanecer? Afinal, será que vale a pena deixa-la por lá, como acontece na natureza?

Se a sua ideia é manter uma orquídea mais rústica, você pode simplesmente deixar a haste seca lá. Eventualmente ela vai cair e se desfazer, mas pode permanecer lá por um bom tempo. Muita gente pode achar “feio”, mas o fato é que depende do gosto de cada um.
Caso você tenha muitas e muitas orquídeas, você pode aproveitar e fazer o teste. Escolha uma das suas Phalaenopsis para não cortar as hastes e espere ver como ela vai reagir. Deixe que a haste seca permaneça no local, e um novo tipo de beleza vai se formar.
Deixar as hastes seguirem o rumo da natureza quando estão amaradas às árvores também é uma ótima ideia!
O que acha? Aceita o desafio?
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
O segredo do iogurte para sua orquídea!
Hoje, vamos falar de algo inusitado: o iogurte como fertilizante! Confira mais sobre esse ingrediente e como ele pode funcionar na orquídea!
Fungos em orquídeas Phalaenopsis
Infelizmente eles podem ser vilões que vamos encontrar: os fungos em orquídeas Phalaenopsis podem aparecer por excesso de umidade, falta de ventilação ou substrato...
O que fazer com seu pé de louro
Você já comprou seu louro? O novo produto do Sítio Kolibri está se popularizando cada vez mais! Veja o que fazer com ele na...