Decoração Residencial, Kokedamas
Nas alturas: 5 inspirações para suas orquídeas Phalaenopsis
Lugares para colocar as orquídeas não faltam nas nossas casas! Afinal, quem ama as queridas Phalaenopsis não mede esforços para adequá-las ao melhor espaço possível!
Mesmo assim, inspirações para colocar as orquídeas em casa nunca são demais, e uma forma muito interessante e propícia de disponibilizar as orquídeas é pendurando-as em vasos e outras estruturas pendentes.
Que tal ver algumas imagens e tentar fazer parecido em casa?
Bolsa de substrato?
Olha só que legal esta opção: uma rede com substrato que permite que as raízes da Phalaenopsis saiam conforme vão se desenvolvendo! Isso é muito legal, pois é sempre muito saudável investir em formas que facilitem as raízes aéreas da orquídea. E nesse caso, o espaço com substrato garante a umidade e nutrientes para a planta.

Penduradas e sem substrato
O completo oposto da primeira inspiração. Neste caso, as orquídeas ficam totalmente sem substrato, penduradas por fios de nylon. É bonito, mas requer muitos cuidados, pois exigiria uma rega mais frequente, umidificar o ambiente, e ainda aplicar fertilizantes para garantir os nutrientes. Se quiser tentar, depois conte como foi!

Kokedama pendurado
Esse tipo de “vaso redondo” é um Kokedama. Trata-se de uma “bola de musgo” que se torna um substrato excelente para as orquídeas. Confira no link como fazer! Depois de montar o seu, você pode pendurar o Kokedama, transformando-o numa estrutura simpática e natural para a sua Phalaenopsis!

Vasos comuns na parede
Encontrar formas criativas de fazer aquela “parede de orquídeas” é uma das maiores diversões de quem ama essas flores linduxas! Repare que escolheram uma estrutura antiga de janela de madeira, que foi reaproveitada para abrigar os vasos, que estão pendurados e dispostos no ambiente. Os vasos são comuns, geralmente de plásticos, e estão em cachepôs de cerâmica. É importante remover os vasos para a rega, permitindo que a água escorra e não fique acumulada!

Vasos de cerâmica perfurados
Os vasos de cerâmica perfurados – que na imagem estão dispostos em uma estrutura de madeira charmosa – são ótimos amigos das orquídeas Phalaenopsis. É que eles permitem não apenas que a água escorra devidamente para o chão, evitando o acúmulo durante a rega, como também dão espaço para as raízes aéreas, ou seja: ao passarem pelos “furinhos”, elas crescem para os lados e absorvem umidade e nutrientes do ar!

Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
O segredo do iogurte para sua orquídea!
Hoje, vamos falar de algo inusitado: o iogurte como fertilizante! Confira mais sobre esse ingrediente e como ele pode funcionar na orquídea!
Fungos em orquídeas Phalaenopsis
Infelizmente eles podem ser vilões que vamos encontrar: os fungos em orquídeas Phalaenopsis podem aparecer por excesso de umidade, falta de ventilação ou substrato...
O que fazer com seu pé de louro
Você já comprou seu louro? O novo produto do Sítio Kolibri está se popularizando cada vez mais! Veja o que fazer com ele na...