Floração
Faça ISSO para sua orquídea do Sítio Kolibri florir SEMPRE!
Você ganhou uma orquídea do Sítio Kolibri? Que lindo! Muitas pessoas descuidadas acabam verificando que a orquídea, após a primeira florada, demora demais para florir novamente. Pensando nisso, decidimos criar uma lista de “checks” (afazeres) para que a sua orquídea do Sítio Kolibri possa florir sempre, sempre, sempre!

Vamos a elas?
- Não tire a orquídea do vaso logo de cara! Deixe-a por pelo menos um ano (ou até dois) no vaso inicial. Ela não precisa de outro! Depois, troque por um maior quando as raízes ficarem muito espremidas.
- Pare de regar demais! Vá com calma e sempre verifique o substrato antes de regar. Dê preferência para um substrato um pouco mais seco antes de colocar mais água (e NADA DE DEIXAR ÁGUA ACUMULADA!).
- Coloque um pouco de esfagno no topo do vaso ou ao redor da base no cachepô! Ele vai garantir uma umidade bem bacana pra orquídea.
- Limpe as folhas com um pano úmido macio, pelo menos uma vez por mês! Acredite: isso pode evitar o perigo dos ácaros.
- Mude de lugar sempre que a iluminação da sala, janela ou área externa ficar forte demais ou fraca demais (preste atenção ao sol e às estações do ano).
- Aplique canela em pó nas raízes: pode ser salpicando o substrato ou apenas colocando nas feridas e na base da planta: ela vai proteger contra infecções, agir contra doenças, e ainda pode estimular o surgimento de mais raízes.
- Aplique borra de café: outra receita caseira que pode ajudar muito a orquídea com nutrientes: depois de passar aquele cafezinho, use um pouco da borra para ajudar a orquídea: o café também evita a proliferação de pragas, especialmente formigas (que podem ser um perigo para as Phalaenopsis!).
- Não molhe as flores: se quiser que elas durem mais na florada, evite que a rega atinja as flores em si: elas devem mirar nas raízes, e podem eventualmente molhar as folhas!
- Não troque muito de vaso! Trocar uma orquídea de lugar pode ser um choque para ela. Portanto, o ideal é fazer isso apenas nas situações em que o espaço é insuficiente ou o substrato está azedo. Evite trocar de vaso todo ano, por exemplo!
- Não se estresse com imperfeições. Infelizmente, as plantas estão sujeitas a pequenas pragas, pequenas queimaduras e raízes secas, por exemplo. Muita gente ganhar uma orquídea do Sítio Kolibri e se irrita com qualquer imperfeição da flor, mas o fato é que elas virão e fazem parte da vida. Cuidando bem delas, elas ficarão saudáveis a despeito de pequenas manchas ou outras coisas.

Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
5 formas de proteger orquídeas!
Sabemos que uma coisa que podemos fazer é proteger orquídeas, certo? Confira algumas dicas de como fazer isso:

Por que não pode deixar a orquídea no sol?
Se você quer saber por que não colocar a orquídea no sol, entenda com a gente em três pontos importantes. Confira:

Quando trocar a orquídea de vaso
O segundo motivo para não trocar a orquídea de vaso tem a ver com o ambiente: ela vem no substrato ideal. Saiba mais:
