Raiz, Replantio / Vaso
Orquídea encharcada: como salvar?
O que fazer com a orquídea encharcada?
Alguém encharcou as raízes da orquídea e você não percebeu? Choveu no vaso e, quando você viu, a orquídea estava há dias com as raízes cheias de água? Ou será que chegou até você um vaso de alguém que não sabia dos detalhes de como cuidar das orquídeas?
Não se preocupe!
Hoje é dia de aprender, passo a passo, como salvar aquela orquídea encharcada!

1- Retire a planta do vaso e avalie as raízes
O primeiro passo é pegar a orquídea encharcada e removê-la do vaso em que ela está! Depois disso, você provavelmente terá que trocar todo o substrato do vaso!
Em seguida, pegue uma tesoura limpa e remova as raízes que estiverem moles demais, escuras ou com mau cheiro. Faça isso com cuidado!
2- Deixe a planta secar bem antes de replantar!
Antes de replantar a orquídea no vaso com um substrato novo, deixe-a secando em um local protegido. O ideal é que seja um local sem sol direto e sem muito vento, mas que seja arejado o suficiente para a água evaporar!
Só então coloque-a em um novo vaso, agora seco e com rega correta.


3- Use um substrato bem drenado
Talvez não seja uma boa ideia colocar a orquídea encharcada em um substrato muito úmido, como o esfagno, ou em um ambiente sem escoamento, como um vaso de vidro. Assim sendo, opte pelos substratos tradicionais de cascas de pinus, carvão vegetal, ou fibra de coco, por exemplo, e em um vaso com furos para a água escorrer. Só assim para evitar um novo encharcamento! Ah, e se puder, não utilize cachepô por um tempo: deixe o vaso diretamente em uma superfície onde a água possa escoar!

Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
O segredo do iogurte para sua orquídea!
Hoje, vamos falar de algo inusitado: o iogurte como fertilizante! Confira mais sobre esse ingrediente e como ele pode funcionar na orquídea!
Fungos em orquídeas Phalaenopsis
Infelizmente eles podem ser vilões que vamos encontrar: os fungos em orquídeas Phalaenopsis podem aparecer por excesso de umidade, falta de ventilação ou substrato...
O que fazer com seu pé de louro
Você já comprou seu louro? O novo produto do Sítio Kolibri está se popularizando cada vez mais! Veja o que fazer com ele na...