Cuidados, Dicas básicas

5 formas de proteger orquídeas!

Como estão as suas orquídeas? Espero que estejam bem! Mas, infelizmente, sabemos que elas podem sofrer com alguns efeitos da natureza em cima delas. Mesmo assim, sabemos que uma coisa que podemos fazer é proteger orquídeas, certo?

Então, pensando que existem maneiras de deixar nossas orquídeas ainda mais saudáveis e impedir problemas, decidimos trazer algumas listas importantes de como proteger orquídeas em casa!

1- Painéis para barrar o vento

Dependendo da estrutura da sua casa, apartamento ou jardim, é bem possível que o vento seja um problema: ele pode ressecar as orquídeas, atrapalhar o desenvolvimento das flores ou simplesmente balançar as hastes demais, a ponto de quebrá-las!

Como barrar o vendo e proteger orquídeas? É simples: você pode utilizar outros vasos na frente delas, ou então utilizar algum móvel como forma de impedir o vento. Em último caso, a instalação de lonas e divisórias pode ser uma forma melhor de proteger as plantas!

2- Telas e sombrites

Chega de deixar o sol castigar suas orquídeas! Como sabemos que elas gostam de ficar à sombra, talvez seja uma boa ideia instalar telas e sombrites nos cantos onde elas poderão ficar sem tomar aquele sol forte.

Outra forma de proteger orquídeas do sol forte é com o uso de toldos em algumas janelas, ou até mesmo de insulfilm nas janelas de vidro, pois ele também ajuda a barrar a luz forte do sol!

3- Regas nos melhores horários

Geralmente não tem problemas em regar as orquídeas nos horários mais quentes. No entanto, se estiver quente demais, ou se as aízes estiverem ficando queimadas, talvez seja melhor evitar REGAR NO HORÁRIO DE PICO, seja porque algum sol vai bater nas raízes, seja porque o próprio calor pode aumentar a temperatura da água na raiz.

Assim sendo, procure regar as orquídeas em horários de temperatura amena, como a manhã ou o fim de tarde!

4- Óleo de neem

Se você não sabe disso para proteger orquídeas, é hora de saber: o óleo de neem é um produto natural capaz de combater e prevenir pragas das mais diversas: fungos, ácaros, cochonilhas, pulgões, e muito mais! Se quiser melhorar a saúde das suas Phalaenopsis, vem com a gente!

Primeiro, dilua o óleo de neem na água conforme a orientação do rótulo e borrife o produto nas orquídeas – exceto nas flores! Você encontra o produto em lojas de jardinagem, incluindo opções já diluídas.

Além de proteger de problemas externos, o óleo de neem também fortalece as plantas, deixando as raízes mais pujantes. Sem contar que é um produto natural que não causa danos ao ambiente e nem à nossa saúde (diferente de alguns produtos).

5- Canela

Por fim, a famosa canela. Já falamos sobre ela por aqui!

A canela vai proteger orquídeas porque também age, por meio de seus flavonoides, contra a proliferação de fungos e bactérias. Ela também combate o apodrecimento das raízes, estimula o surgimento de raízes novas, e ainda protege as cicatrizes das folhas e hastes quando nós precisamos cortá-las. Borrife canela diluída, salpique canela no substrato, ou faça uma “pastinha de canela” com um pouco de água: não importa a maneira, pois todas elas ajudam a fortalecer sua orquídea!