Raiz, Rega

5 mitos sobre regas das Phalaenopsis

Já estamos carecas de saber: regar as orquídeas Phalaenopsis não é um bicho de sete cabeças, basta regar e deixar a água escorrer, evitando molhar as flores! E se estiver com tempo úmido, dê uma olhada no miolo das folhas para evitar a água de acumular. Ah, e claro: vale aplicar um fertilizante de vez em quando.

Mas infelizmente ainda tem muita gente que espalha mitos sobre regas das Phalaenopsis por aí. Vamos ver alguns deles?

Mito 1: Tem que regar com pouca água

Ainda tem gente regando orquídea só com um pouquinho de água. Não precisa! Sua orquídea precisa de MUITA água! A única coisa que não pode é deixar essa água acumulada. Mas não tenha medo de regar bem o substrato! Ela gosta!

Mito 2: Tem que regar duas vezes por semana

Duas ou três? Ou uma vez, só? Isso vai depender muito mais do clima e do substrato do que qualquer outra coisa! Exatamente: nós passamos uma média de rega semanal, mas o fato é que tudo depende de como você rega e do tempo. Alguns substratos ou vasos secam mais rápido, outros mais devagar. Portanto, o segredo é ficar de olho e criar sua própria rotina!

Mito 3: Não pode molhar o miolo nunca!

O miolo da orquídea (aquele sulco de onde saem as folhas) realmente pode acumular água e desenvolver fungos. Mas isso não significa que você tem que fugir disso na hora de regar! Se você usar um pedacinho de papel para absorver a água depois da rega, já resolveu o problema! Além disso, se ela estiver em ambiente arejado, esse miolo pode secar naturalmente. Outra opção é virar a orquídea com cuidado para a água escorrer!

Então fique tranquila quanto ao miolo: apenas evite excesso de água por lá, mas se cair um pouco, não tem crise!

Mito 4: Se as raízes secaram, ela não se recupera

Orquídea seca não recupera?? MENTIRA! Se você pegou uma orquídea com as raízes secas, hastes feias, folhas ressecadas por falta de rega, saiba que ela pode se recuperar!

Basta aumentar as regas por um tempo, utilizar musgo esfagno para ela ficar em ambiente úmido, e dar um pouco mais de atenção a ela. Com o tempo e aos poucos, ela pode se recuperar numa boa.

Mito 5: Se as raízes ficaram encharcadas, ela não se recupera

Se você errou e deixou a orquídea encharcada, pode ser que as raízes tenham apodrecido. São águas passadas, literalmente! Fique tranquila, que ela vai se recuperar! Basta trocar de substrato, encontrar um cantinho adequado para ela, e espaçar um pouco as próximas regas.

Folhas: regar orquídeas não pode se tornar um bicho de sete cabeças