Bem Estar

3 atitudes para as flores melhorarem sua saúde mental

Como anda sua saúde mental? Infelizmente o mundo está enfrentando muitos desafios atualmente. São muitas incertezas no planeta, e as pessoas andam cada vez mais solitárias (dos jovens aos idosos). Além disso, o mundo do trabalho está cada vez mais remoto, o que tem levado mais pessoas a ficarem ainda mais isoladas.

Por isso, e sabendo que as flores são fundamentais para a saúde mental — elas aumentam a criatividade, reduzem o stress e a ansiedade, e ainda melhoram a produtividade — decidimos trazer algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu bem-estar por meio das flores.

1- Participe de grupos de amantes de orquídeas, flores ou jardinagem

Ao participar de um grupo que tem algo em comum, você vai aumentar seu círculo social. Pesquisas indicam que as interações diárias e a prática da empatia ajudam a reduzir os níveis de ansiedade, ajudando a prevenir transtornos como a depressão, especialmente para os mais idosos, que tendem a se isolar mais.

Quando você passa a frequentar um local com aulas de jardinagem, ou encontros para cuidar das orquídeas do parque, ou apenas frequentar uma horta comunitária, você passa a interagir com as pessoas. Se não tiver nenhuma iniciativa desse tipo na sua região, seja a pessoa que vai criá-la!

Lembre-se que a interação social positiva permite ao corpo liberar os tais hormônios da felicidade, serotonina e ocitocina, capazes de gerar a sensação de prazer.

2- Leve flores àquele amigo que não está bem!

Se a gente manda flores para pessoas em hospitais, qual o problema de levar uma flor para aquele seu amigo ou amiga que pode não estar se sentindo muito bem? Nunca subestime o poder que um simples vaso de orquídea pode trazer a alguém que passará a querer cuidar das flores e regá-las.

3- Estimule a troca de vaso e a jardinagem

Uma pesquisa da cidade de Sumé, na Paraíba, indicou como a hortoterapia foi importante para promover a integração e bem-estar físico de usuários do CAPS do município. A pesquisa indica a importância dos resultados positivos relacionados à saúde mental e socialização dos participantes: melhorias nas relações interpessoais, já que as pessoas passaram a conversar e interagir durante as atividades. Então, que tal estimular as pessoas da sua família a ajudarem nos cuidados com as plantas? Você pode chamar aquela amiga para ajudar a trocar a orquídea de vaso ou pedir ajuda para as crianças, que geralmente adoram colocar a mão na terra.