Floração

Minha orquídea não dá flor há meses: como estimular a floração?

Então quer dizer que a orquídea não dá flor há meses? Infelizmente, isso pode acontecer com as Phalaenopsis, especialmente após uma florada extensa e cheia. O tempo de floração das orquídeas Phalaenopsis pode demandar bastante tempo de hibernação.

Mas não se preocupe! Se a sua orquídea não dá flor há meses, estamos aqui para trazer dicas importantes de como você pode estimular a floração:

1- Aumente a luminosidade

O primeiro passo é buscar um local com mais luz para sua orquídea! Que tal tirá-la da sala e colocar na varanda? Ou então, que tal colocar um espelho na parede ao lado dela para aumentar o reflexo de luzes? Outra opção é movimentar a orquídea ao longo do dia: se tem mais luz na sala pela manhã e mais luz na cozinha pela tarde, leve-a para a cozinha no horário do almoço!

Sempre vale lembrar que a claridade difusa e sem sol direto é a melhor opção se uma orquídea não dá flor há meses, mas o sol da manhã ou do fim da tarde não causa grandes problemas.

2- Use adubo específico para floração

Quando a orquídea estiver em fase de hibernação, o melhor estimulantes para a florada será o fósforo! Por isso, você pode aplicar adubos e fertilizantes ricos neste nutriente. Lembre-se, no fertilizante do tipo NPK, o fósforo é a letra P! Lembrando: N = nitrogênio, P = fósforo, K = potássio.

Se a orquídea estiver fraca ou sem fertilizantes há um tempo, você pode aplicar o adubo de 15 em 15 dias por dois meses, por exemplo, e depois voltar à frequência mensal!

3- Simule uma variação térmica

Se a orquídea não dá flor há meses, um dos principais estímulos à floração será a amplitude térmica ao longo do dia. Você verá, por exemplo, que na região centro-sul do Brasil, a floração vem no período do inverno, quando as temperaturas da noite são baixas, mas os dias são razoavelmente quentes, com sol e tempo seco. Assim sendo, você pode estimular a orquídea a ter essa variação de temperatura mesmo em outras épocas. Uma boa ideia é trocá-la de lugar ao longo do dia: você pode optar por uma cortina mais fosca e quente que forme uma “pequena estufa” no horário mais quente do dia, e deixar a orquídea na varanda durante a noite.

Lembre-se de que não há necessidade de uma grande variação térmica: cinco graus de diferença ao longo do dia já podem ajudar se a sua orquídea não dá flor há meses.