Dicas básicas, Iluminação e temperatura, Raiz, Rega

5 cuidados com orquídeas que fazem lembrar outras plantas!

Sim, sim, sim! A gente sabe que ninguém tem APENAS orquídeas em casa! Afinal, quem gosta de plantas, vai gostar de orquídeas, bromélias, violetas, suculentas, e muito mais!

E você sabia que existem alguns cuidados com orquídeas que podem aproximá-las de outras plantas?

Hoje, vamos ver quais cuidados são parecidos com diferentes plantas, que nos ajudam a lembrar que os princípios se repetem no mundo vegetal!

1- Luz indireta, como nas samambaias!

As Phalaenopsis não gostam de luz direta, muito menos de sol forte! Isso é muito parecido com a forma de dar luz às samambaias!

2- Rega moderada, como nas suculentas

Você já sabe que as orquídeas Phalaenopsis não gostam de solo encharcado, né? Basta molhar semanalmente e deixar o substrato úmido. Isso é parecido com a rega das suculentas: molhar de vez em quando, deixar a água escorrer, e pronto! Nada de excesso.

3- Ventilação, como as roseiras!

As Phalaenopsis precisam de circulação de ar para evitar fungos e manter raízes saudáveis! Sabe quais flores são assim? As roseiras! Se você tem rosas em casa, sabe muito bem que elas florescem melhor em locais arejados e livres de umidade estagnada.

4- Cortar o que secou, como nas hortênsias.

Sempre que acaba uma florada, é importante cortar hastes florais secas e folhas danificadas para estimular novos brotos nas orquídeas! Essa mesma atitude é exigida pelas hortênsias, que se beneficiam da poda de flores velhas!

5- Nada de terra vegetal!

As Phalaenopsis vão ficar bem na casca de pinus, fibra de coco, carvão vegetal e outros substratos arejados, ou seja, que não sufocam as raízes. O mesmo deve ser feito com as bromélias, que também gostam de substratos semelhantes.