Louro, Pragas e doenças

Louro com manchas escuras: como cuidar

Infelizmente, no cuidado do Louro (ou pé de louro, também conhecido como Loureiro), é possível que surjam folhas escuras. Que tal ver como você pode cuidar delas?

Vamos analisar tudo no passo a passo.

O que são as manchas escuras:

As manchas escuras, geralmente marrons e amarelas nas folhas da sua planta, são provavelmente causadas por uma doença fúngica ou bacteriana. Isso significa que a sua planta foi afetada por uma praga. Outra possibilidade é o estresse ambiental, que é como chamamos quando há excesso de umidade ou deficiência de nutrientes.

Na maioria dos casos, é fungo!

As infecções fúngicas são a maioria dos casos de manchas foliares escuras. Repare que elas apresentam um centro marrom com uma margem mais escura, e a área ao redor pode ficar amarelada (clorose). O que mais favorece a isso são as condições de umidade e falta de circulação de ar.

E se for bacteriana?

As manchas escuras do louro podem ser infecções bacterianas. Elas geralmente começam com uma aparência encharcada de água e progridem para manchas marrons a pretas, muitas vezes com um halo amarelo distinto ao redor da área infectada.

Há outras causas!

O estresse ambiental causado pelo excesso ou falta de água pode levar a pontas e margens secas e marrons, ou folhas murchas com manchas. No entanto, elas podem ser causadas pela luz solar excessiva (que pode causar queimaduras). Também não podemos descartar a deficiência de nutrientes, pois a falta de nutrientes como potássio ou magnésio pode causar amarelecimento e necrose nas bordas das folhas – mas note como o padrão das manchas é diferente!

IMPORTANTE! Como pode haver uma sobreposição de sintomas, ou seja, as causas das manchas podem ser múltiplas, somente uma análise laboratorial poderia identificar a real origem das manchas escuras.

Então, o que fazer em caso de manchas escuras no louro?

Vamos a algumas medidas importantes que você deve tomar quando seu louro estiver manchado:

1- Poda: se não forem muitas folhas, é adequado remover e descartar todas as folhas e caules infectados.

2- Higiene: Lave bem as ferramentas de jardinagem após o uso para evitar a contaminação cruzada.

3- Tratamento: provavelmente será necessário aplicar um fungicida ou bactericida apropriado, seguindo sempre as instruções do fabricante, indicadas no rótulo! 

4- Isolamento: O ideal é isolar a planta afetada para evitar a disseminação de possíveis patógenos.

5- Rega: ajuste a frequência de rega para evitar solo constantemente encharcado ou muito seco.