Dicas básicas, Floração, Pragas e doenças
Por que minha orquídea sempre morre?
Dia desses, chegou uma mensagem no Facebook de uma pessoa que reclamava o fato de que todas as sua orquídeas morriam: “por que minha orquídea sempre morre?”. Ela já tinha comprado ou ganhado Phalaenopsis de em diversos momentos, e elas perdiam as flores, folhas, ou apenas iam definhando em pouco tempo.
Infelizmente, isso pode ser bastante comum, especialmente com pessoas que não aprenderam detalhes de como cuidar das orquídeas.
Será que você está fazendo tudo certo?
Se a sua orquídea sempre morre, confira algumas coisas que podem contribuir para isso:
1- Rega demais
Ainda tem muita gente que coloca água na orquídea todos os dias, como se ela precisasse estar constantemente úmida, mas isso não é verdade! Recomendamos a rega semanal, mas você pode simplesmente aguardar o substrato ficar seco para regar novamente. O importante é saber que, por mais que orquídeas gostem de água, elas precisam de um tempo entre uma rega e outra!

2- Apartamento fechado e quente
Algumas pessoas passam o dia todo fora de casa, e deixam suas orquídeas em um apartamento muito fechado. Muitos sequer dão-se conta de que seus apartamentos ficam abafados e quentes ao longo do dia. E sim: isso pode afetar sua orquídea Phalaenopsis!
3- Local da venda
Infelizmente, pode ser que o ponto de venda das orquídeas não esteja tratando a planta da forma adequada. Muitos colocam as orquídeas junto com outras plantas, regam de forma descuidada ou apenas a “abandonam” na prateleira, e isso infelizmente pode danificar a planta. Caso você desconfie da forma como sua orquídea foi tratada no supermercado, floricultura ou loja, converse com os responsáveis ou busque um outro ponto de venda onde elas são mais bem cuidadas.

4- Troca de vaso imediatamente
Muita gente ainda insiste em trocar de vaso assim que recebe a orquídea, mas esse não é o cuidado ideal. Sua Phalaenopsis deve ficar no mesmo vaso durante a florada, e pode permanecer por cerca de dois anos (ou mais). A troca de vaso durante a florada pode ser o motivo pelo qual a orquídea sempre morre!
Terra – jamais!
Por fim, ainda tem muita gente que acha que a orquídea deve ir na terra, e a coloca em um vaso com terra vegetal comum. Oras, se fosse para ela ir na terra, a gente a teria produzido em vaso de terra, né? Por isso, lembre-se que o substrato de uma orquídea Phalaenopsis pode ser casaca de pinus, chips de coco, fibra de coco, ou variações que envolvem carvão, pedras, esfagno, etc. Mas JAMAIS terra vegetal!

Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
O segredo do iogurte para sua orquídea!
Hoje, vamos falar de algo inusitado: o iogurte como fertilizante! Confira mais sobre esse ingrediente e como ele pode funcionar na orquídea!
Fungos em orquídeas Phalaenopsis
Infelizmente eles podem ser vilões que vamos encontrar: os fungos em orquídeas Phalaenopsis podem aparecer por excesso de umidade, falta de ventilação ou substrato...
O que fazer com seu pé de louro
Você já comprou seu louro? O novo produto do Sítio Kolibri está se popularizando cada vez mais! Veja o que fazer com ele na...