Dicas básicas

Como cuidar da orquídea borboleta no fim do ano

Também conhecida como orquídea borboleta, a orquídea Phalaenopsis é bastante procurada no período de fim de ano, como os meses de novembro e dezembro.

Muitas pessoas oferecem a orquídea borboleta de presente em festas de fim de ano, confraternizações, e nas festividades de Natal. Afinal, um belo vaso de orquídea encanta os olhos de qualquer um, fazendo dele um presente sem riscos!

Mas como devemos cuidar da orquídea borboleta no fim do ano?

O fato é que, com o calor do verão (ainda mais com as mudanças climáticas), a orquídea borboleta (Phalaenopsis) pode exigir alguns cuidados extras. Nada que mude radicalmente a forma de cultivar. Vamos a eles?

1- Aumente a frequência de rega

Folhas: regar orquídeas não pode se tornar um bicho de sete cabeças

Com o calor excessivo, a sua orquídea pode ficar com as raízes secas com mais frequência. Que tal regar sua orquídea de duas a três vezes por semana? Basta não acumular água nas raízes para não apodrecerem, que as regas não serão excessivas. Fique atento à umidade no substrato: se ele ainda estiver úmido, espere mais uns dias para regar.

2- Tire daquele cantinho mais quente

A orquídea gosta de um ambiente mais fresquinho – e com iluminação indireta. Então, se o seu quintal, varanda ou espaço externo fica muito quente com o mormaço do verão, uma boa ideia é leva-la para a sala, cozinha ou outro espaço mais sombreado.

3- Limpe as folhas e seque bem

Com o calor do fim do ano, a orquídea borboleta pode ficar mais propensa a ter fungos, ácaros ou outros tipos de pragas. O segredo é limpar as folhas com um pano úmido para ajudar a combater essas pragas. Se puder, aplique óleo de neem ou outros pesticidas naturais para evitar a proliferação das pragas. Depois, permita que as folhas fiquem secas em um ambiente arejado, pois a umidade pode colaborar com a proliferação de fungos. Fazendo isso, a orquídea borboleta estará mais protegida.