Decoração Residencial, Dia a dia

Significado e origem da palavra “cachepô”

Basta ser um apaixonado por plantas que logo a gente aprende uma palavra básica: cachepô. No entanto, muita gente não sabe o que é, exatamente, esse utensílio tão presenta na jardinagem e decoração. Além disso, muitos não se dão conta da origem do nome.

Que tal entender com a gente?

De onde vem a palavra “cachepô”?

Trata-se de um estrangeirismo que trouxemos a partir da língua francesa! No original, cachepot (sim, com T no final!) vem da junção das palavras “cache”, que significa ESCONDER, e “pot”, que significa “vaso”.

Assim, o termo abrasileirado “cachepô” significa “esconde-vaso”.

Então, o que é cachepô?

Assim sendo, cachepô é todo utensílio que funciona para esconder o vaso original onde a planta se encontra. Ele pode ser feito de madeira, plástico, resina, tecido, argila, e qualquer outro material. Também pode ser industrializado, feito em casa ou artesanalmente!

Diferente dos vasos, que precisam preferencialmente de algum espaço para drenagem da água, os cachepôs não precisam, já que basta remover o vaso deles para realizar a rega, e só depois retorná-lo ao recipiente.

Função principal

A função principal deste utensílio é servir de decoração, de forma a deixar o ambiente mais bonito, mas proteger o vaso e evitar que ele deixe o ambiente sujo também faz parte da função dele!

Cachepôs não são itens obrigatórios, pois é plenamente possível ter suas plantas apenas em vasos. Mas eles certamente deixam o ambiente muito mais agradável!