3 receitas caseiras para curar sua orquídea

Para orquídeas pulgões, colchonilhas e formigas podem ser o equivalente às viroses, dores de cabeça e sinusites dos humanos. A boa notícia é que você mesmo pode ser o médico da sua plantinha, e não é preciso levá-la ao Pronto Atendimento.

Sabemos o quanto uma orquídea pode apresentar pequenos problemas que se tornam incômodos na hora de cuidar delas. Por isso, decidimos selecionar 3 receitas caseiras que ajudam a combater esses problemas e prometem ser o santo remédio que você estava procurando!

1- Repelente de pragas
Ingredientes:
100g de pimenta do reino
1L de álcool comum (utilizado na limpeza)
60g de sabão de coco

Modo de preparo: Coloque a pimenta do reino no álcool e deixe curtir por sete dias. Após uma semana, ferva 1 litro de água com o sabão de coco. Junte as duas misturas após a água fervida esfriar completamente. A solução final será o repelente, mas deve ser diluída da seguinte forma: para cada 250ml, acrescente 10 litros de água. Caso não precise de tanta quantidade para pulverizar suas orquídeas, dilua 25ml em 1 litro de água.

O resultado final é um ótimo repelente de pulgões, ácaros e cochonilhas.

2- O terror das formigas
Ingredientes:
1kg de sabão de coco picado
3L de água
3L de querosene

Modo de preparo: Derreta o sabão picado em uma panela grande no fogo médio, utilizando um pouco de água para derreter. Após o derretimento completo, desligue o fogo e acrescente o querosene, mexendo até formar uma mistura homogênea. Depois, dilua o produto final na seguinte proporção: 1 litro do “remédio” para 15 litros de água, ou 100ml para 1,5 litros de água. Borrife a solução nas folhas e na base do vaso apenas quando estiver fria

Este remédio é potente contra ácaros, pulgões, brocas e formigas!

3- O fim dos fungos!
Ingredientes:
1 col. (sopa) de vinagre de maçã
1L de água

Modo de preparo: basta diluir o vinagre na água e borrifar nas plantas.

A solução acaba com os fungos em fase inicial, mas não é suficiente para plantas com estágios avançados de proliferação deste tipo de praga.

Esse vídeo da Carol Costa em parceria conosco mostra como fazer uma UTI para recuperar sua plantinha