Adubação, Cortes, Dicas básicas

5 verdades e 5 mentiras sobre as orquídeas

O que mais tem por aí são mentiras e informações confusas sobre as orquídeas, né? É muita gente falando mil coisas sobre como cuidar delas, e aqueles mitos que muita gente apenas repete e passa adiante.

Hoje é dia de DESMISTIFICAR algumas coisas sobre como cuidar das suas orquídeas e tratar dessas mentiras. Vamos lá?

Verdade 1: Bom cultivo previne doenças

Sim! Cultivar bem uma orquídea, tratando de deixa-la saudável e exposta à iluminação adequada, por exemplo, certamente vai evitar que ela acumule fungos, bactérias, ou simplesmente vire casa para alguma praga como as infames cochonilhas.

Verdade 2: Planta machucada é mais vulnerável

Se a as folhas da sua Phalaenopsis estão rachadas, cortadas de forma errada ou machucadas com manchas do sol, elas estão mais propícias a ter fungos e outras doenças!

Verdade 3: Todos os substratos são bons

Dos substratos possíveis, que vão da casca de pinus, esfagno e chips de coco ao carvão vegetal e pedra brita, todos podem ser bons para sua orquídea: vai depender de como você se adapta a eles, de como lida com a frequência de regas, entre outros fatores.

Verdade 4: Excesso de adubo pode queimar as raízes

Se você aplicar fertilizantes químicos em excesso nas Phalaenopsis, as raízes podem ficar queimadas pelo excesso de nutrientes. Se forem só algumas queimaduras de leve, basta reduzir a aplicação, e vida que segue!

Verdade 5: A adubação deve ser apenas nas raízes

Não é necessário aplicar adubos ou fertilizantes nas hastes, folhas, e muito menos nas flores. Quem precisa receber os nutrientes são as raízes! Por isso, basta fazer a adubação no substrato!

Mentira 1: Toda mancha é fungo

Nem toda mancha na orquídea é um fungo: muitas vezes a mancha é apenas por conta do sol, ou outro tipo de infecção. O importante é ficar atento e investigar o crescimento das manchas.

Mentira 2: Não pode molhar no fim do dia

Você pode regar sua orquídea na hora que você quiser! O fim do dia é um dos melhores horários, inclusive!

Mentira 3: Colocar mais adubo a faz crescer mais

Na verdade, o excesso de adubo pode ser prejudicial às Phalaenopsis! O segredo é colocar na quantidade certa, e ela vai crescer no ritmo normal, sempre!

Folhas: regar orquídeas não pode se tornar um bicho de sete cabeças

Mentira 4: Nunca se deve regar com água da torneira

É um exagero dizer a palavra nunca. Não há problema grave em regar com água da torneira. Ela vem com cloro, mas isso não é o fim do mundo. Portanto, prefira água da chuva ou sem cloro, mas se precisar, use a água da torneira normalmente.

Mentira 5: Se não surgirem botões rapidamente na haste, a planta não vai bem

Os botões podem demorar para surgir, especialmente a depender do clima. Por isso, tenha paciência e espere a orquídea dar flores em seu tempo. Se não deu botões, fique tranquilo: só de brotar haste já significa que ela está saudável!