Ceropegia Woodii: tudo sobre a planta Corações Emaranhados

Que tal ter corações emaranhados na sua casa? Não: nós não estamos falando de corações de verdade, já que estes são melhores desembaraçados e plenos, não é mesmo?

Acontece que a plantinha conhecida como “corações emaranhados” já está bombando por aí: todo mundo adora e quer ter em casa.

Mas você deve estar se perguntando: que planta é esta? Como devo cuidar dela? Onde posso colocar na minha casa?

É para isso que estamos aqui! Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre essa plantinha que está dando o que falar.

 

Ceropegia Woodii

O nome parece complicado, mas foi o nome oficial dado após pesquisadores encontrarem estas plantas em forma de coraçãozinho na montanha Groenberg, na África do Sul. O pesquisador que fez isso foi John Medley Wood, por isso o nome “Woodii” dado à espécie, que pertence ao gênero das Ceropegias. A planta é originária do sudeste africano, incluindo países como África do Sul, Moçambique e Eswatini.

 

Adora luz

A “Corações Emaranhados” é um tipo de planta que não gosta de sol direto, mas precisa de bastante luz. Isso mesmo: uma sala bem iluminada ou qualquer ambiente onde entre a luz solar será bem-vindo a ela.

 

Pouca água

A turma que não gosta de regar com tanta frequência vai adorar os corações emaranhados da Ceropegia Woodii: eles não precisam de muita água! Você pode colocar poucos mililitros de água semanalmente, mas também pode optar por verificar sempre a terra no vaso. Basta checar a umidade do vaso e deixar para regar apenas quando houver 2/3 (mais da metade) de terra seca no vaso!

 

Folhas murchas e amarelas indicam muita água!

Se você estiver colocando água demais nos corações emaranhados, as folhas vão ficar murchas ou amareladas. Por isso, é importante se atentar a esses sinais para ver se está

 

Muitos metros pendentes!

Por ser uma planta em formato de “hera”, ou seja, se espalhar com seus ramos, a Corações Emaranhados se estende por até quatro metros de comprimento. Essa característica (e o fato de ser uma planta verde perene) faz com que ela seja perfeita como um vaso pendente, ou seja, a ser colocado no alto para permitir que as folhinhas fiquem caídas e formem uma pequena cortina!

 

Rotação e limpeza

Outra dica de cuidado com a Ceropegia Woodii está na rotação do vaso e na limpeza das folhas. É que, como as folhas crescem em direção à luz, deixar o vaso em uma única posição pode fazer a Corações Emaranhados não preencher o vaso todo.

Também é importante limpar as folhas, removendo o pó que se acumular nas folhas, para facilitar a fotossíntese da planta.

 

E então? Quer uma plantinha Corações Emaranhados na sua casa? Basta procurar por ela em floriculturas e supermercados. O Sítio Kolibri entrega seus produtos em todo o país, incluindo as plantas verdes da linha Laris!