Adubação

O segredo do iogurte para sua orquídea!

Você certamente já viu receitas das mais variadas para fertilizar e adubar suas orquídeas, certo? Ovos, café, canela e muitos outros ingredientes da sua cozinha podem virar “alimento” também para a orquídea! Hoje, vamos falar de algo inusitado: o iogurte como fertilizante!

Parece estranho, mas é isso mesmo! Vamos entender melhor?

O youtuber espanhol Jaime chegou a ensinar isso no canal dele! Nos vídeos, ele utiliza o famoso “iogurte grego”, mas a receita também funciona com qualquer um que seja natural!

Se quiser, confira depois o canal “Huerta Florestal de Jaime” aqui!

Importante: não utilize o produto com açúcar ou outros ingredientes. É preciso que ele tenha apenas leite e derivados na sua composição.

Como aplicar o iogurte natural na orquídea:

A receita de aplicação do produto oriundo do leite consiste em simplesmente colocar uma colher do produto no topo da raiz da planta.

Depois, é necessário ter alguns cuidados: primeiro, a proposta é não regar com água imediatamente. Com o tempo, o iogurte vai endurecer e se tornará um fertilizante que solta lentamente os nutrientes. Assim, a rega da orquídea deve ser cuidadosa para não “dissolver” o iogurte: ela pode ser feita lentamente! Outra opção de rega é utilizar pratos de água para umidificar o substrato, apenas.

Por que o iogurte pode funcionar?

Assim como a casca de ovo triturada (outra famosa receita caseira para orquídeas), o iogurte natural possui uma grande quantidade de cálcio, potássio, magnésio e outras vitaminas que ajudam na floração da orquídea e manutenção da sua saúde.

Benefícios na orquídea

Com as vitaminas e minerais que o iogurte traz para a orquídea, ela passa a ter folhas mais verdes e dar mais flores, incluindo hastes vistosas e florações saudáveis.

Qual a diferença que o iogurte tem para a orquídea?

Assim como o uso de cascas de ovos e outros ingredientes caseiros, ele é uma opção acessível e fácil de se aplicar nas orquídeas, podendo substituir a aplicação de fertilizantes disponíveis no mercado!

E aí? O que acha? Vai testar?