Adubação, Cuidados

3 receitas de adubo orgânico

Sabe aquela planta que parece que não quer florescer novamente? E aquela orquídea que tá “xoxa”, toda “borocochô” no cantinho? Pois é! Muitas vezes tudo o que elas precisam é de vitaminas e minerais. A notícia boa é que as plantas não precisam tomar “biotônico” e nem aqueles multivitamínicos da farmácia: muitas vezes basta um adubo orgânico feito em casa.

É claro que existem alguns adubos químicos encontrados em lojas especializadas! Leia mais aqui! Mas hoje é dia de conhecer algumas receitas de adubos orgânicos que você pode fazer em casa! Olha só que legal:

 

Receita 1: SuperAdubo!

O “SuperAdubo” é uma receita um pouco longa e com vários ingredientes: alguns bem fáceis de achar, outros encontrados em lojas especializadas. Olha só!

 

Ingredientes:

Cascas de ovos (cerca de 6 ovos já são o bastante)

Talco comum

Pó de rocha (encontrado em lojas especializadas)

Canela em pó

Torta de mamona (tóxica para cães e gatos, então não use se tiver animais em casa)

Farinha de osso (também não recomendável para  quem tem animais em casa)

Papel tipo TNT

 

Modo de preparo:

Bata as casas de ovos bem secas (lave-as e deixe secar na sombra antes) em um liquidificador. Depois, remova os pedaços maiores e deixe apenas o pó que restar (faça uma trouxinha com papel TNT e coloque as cascas sólidas). Acrescente cerca de 500ml de água ao liquidificador com o pó de casca de ovo, e adicione o talco e a canela em pó, a torta de mamona e a farinha de osso. Bata tudo.

Depois, passe o resultado final em uma peneira bem fina, ou use um pedaço grande de papel TNT para separar o líquido do sólido.

O adubo sólido poderá ser colocado no jardim para plantas resistentes, já que será muito concentrado. A parte líquida que sobrar precisará ser diluída da seguinte forma: 10 vezes mais água para cada parte. Ou seja, se você for coletar uma xícara do adubo líquido coado, acrescente 10 xícaras de água. Esse resultado final você vai borrifar de forma abundante o vaso da orquídea, especialmente o verso das folhas e o substrato!

Esse adubo pode ser aplicado semanalmente.

 

Receita 2: Acompanhante de rega!

A segunda receita é parecida com a primeira, mas vai ser uma espécie de “acompanhante da rega” para soltar alguns nutrientes aos pouquinhos.

 

Ingredientes:

Uma colher cheia de casca ovo picada (pode ser a que foi batida no liquidificador)

Farinha de osso

Pó de rocha

Torta de mamona (se não tiver pets!)

Canela em pó

Talco

 

Modo de preparo:

Selecione um punhado de cada ingrediente (pode ser uma colher de sopa bem rasa de cada um deles) e coloque em um papel de TNT. Enrole tudo e forme uma “trouxinha” com elástico.

Coloque esse “bolote” em cima do vaso, e voilá: você terá um saquinho de nutrientes para cada vez que for regar a planta! Abuse da água na trouxinha quando for regar sua orquídea.

 

 

Receita 3: Mega prático!

A terceira receita é tão simples que você pode fazer depois de preparar aquele bolo com café no final da tarde de domingo!

 

Ingredientes:

Cascas de ovo (5 a 10 unidades de ovos, dependendo da quantidade)

Pó de café coado (não utilize açúcar para coar o café)

 

Modo de preparo:

Bata as cascas de ovos (devidamente secas e lavadas) no liquidificador. Separe-as e acrescente o pó de café. Você pode simplesmente usar uma colher para coletar o pó direto do filtro usado! Misture o pó de café com as cascas moídas, na proporção de 3 para 1, ou seja, cerca de 3 vezes mais cascas do que pó. Acrescente um colher rasa da mistura na borda do vaso de orquídeas, ou menos se for um vaso pequeno.

 

Quer entender melhor as primeiras receitas? Então veja a Carol Costa preparando tudo aqui no Sitio Kolibri!