Cultura e Artes
4 pensamentos sobre orquídeas
O que se passa na sua mente quando você pensa nas orquídeas? Na hora de regar, no surgimento de novas hastes, e até mesmo ao buscar por um novo vaso para colocar em casa: quais pensamentos vêm à tona?
Decidimos colocar algumas reflexões importantes que podem ser as mesmas que você tem. Vamos aos pensamentos?
1- Orquídea é um ótimo passo para se aproximar da jardinagem
Não é todo mundo que tem um jardim ou um quintal onde colocar em prática as habilidades com a terra. E muita gente não tem na jardinagem como algo que faça parte da rotina. Por isso, as orquídeas são ótimos pontos de partida para que uma pessoa inicie cuidados com plantas e depois migre para outras práticas com espécies diferentes!
2- As Phalaenopsis têm individualidade!
Só quem cuida de Phalaenopsis sabe como elas podem reagir de formas diferentes às influências externas. É como se cada flor fosse do seu jeitinho próprio… e talvez seja isso mesmo! Tem umas que vão dar muitas flores numa haste secundária, mas outras podem secar a haste completamente após a florada. Algumas podem ter um período bem longo de dormência, enquanto outras seguem “gastando” energia com muitas raízes, folhas e tudo mais. E às vezes nem tem relação com a chegada de nutrientes, por exemplo, pois nós cuidamos de todas de forma muito parecida.
Esse é um pensamento importante de se ter.
3- São como ovelhas e laranjas
Você sabia que as orquídeas Phalaenopsis que compramos são híbridos que foram desenvolvidos para termos em casa? Isso significa que, na natureza, as Phalaenopsis são bem diferentes. As flores que temos foram sendo criadas conforme o que precisamos, com base em cruzamentos e seleção humana de variedades mais fáceis de cuidar (e mais bonitas!).
Mas engana-se quem acha que isso é uma exclusividade das plantas ornamentais. Você sabia que as ovelhas também não existiam na natureza até o ser humano cruzar espécies de caprinos diferentes, incluindo o Urial? Isso foi na Idade do Bronze, há muitos séculos, mas mostra como nós somos capazes de domesticar espécies. O mesmo aconteceu com a laranja! Essa fruta tão consumida por todos nós foi desenvolvida a partir do cruzamento de espécies diferentes de frutas cítricas, e ao longo dos anos foi sendo selecionada até se tornar nas variedades que temos hoje.
4- Custo-benefício
Muita gente reclama dos preços das Phalaenopsis, né? Pois, pensando bem, elas são bem baratas. É que muitas plantas disponíveis nas floriculturas e supermercados são mais baratas que as Phales, mas não duram nem metade do tempo de florada das orquídeas. Resilientes que só, as Phalaenopsis podem ter suas flores presentes no vaso por até três, quatro meses! Há histórico de vasos floridos do Sítio Kolibri que permaneceram assim por seis meses. Se colocar isso em conta, o preço do vaso até que sai barato!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Como cultivar a orquídea borboleta?
Vai cultivar a orquídea borboleta? Conhecida pelo nome oficial de Phalaenopsis, a orquídea borboleta é chamada assim. VEJA DICAS:
Como escolher uma orquídea de presente
Fim de ano? Festa da firma? Confraternização? Encontro da família? Que tal dar uma orquídea de presente? São muitos os eventos que as pessoas...
Como cuidar da orquídea borboleta no fim do ano
Também conhecida como orquídea borboleta, a orquídea Phalaenopsis é bastante procurada no período de fim de ano, como os meses de novembro e dezembro....