Orquídea feia? Saiba como deixá-la mais bonita!

Orquídea feia? Saiba como deixá-la mais bonita!

É comum que muitos reclamem para nós aqui do Sítio Kolibri sobre orquídea feia. Isso geralmente acontece quando as pessoas compram um vaso de orquídeas, passam um tempo com a florada, e depois começam a ficar feias.

 

Estou com uma orquídea feia. O que fazer?

Se depois de dar flores você ficou com a orquídea feia, saiba que isso pode ser normal. O motivo é que, após uma florada completa, ela pode precisar de um tempo de hibernação, ou seja, recuperação da energia que foi gasta com as flores.

Com isso, algumas folhas podem ficar um pouco murchas, e as de baixo podem amarelar e envelhecer com mais rapidez do que o surgimento das folhas novas. Por isso, fique atento à forma lenta como novas folhas vão brotando no meio do bulbo.

É claro que doenças podem surgir: pequenas queimaduras do sol (mesmo que não haja sol direto), e alguns fungos ou bichinhos podem atrapalhar as folhas da sua orquídea e deixá-las “feias”. O ideal é utilizar fungicidas e pesticidas se for preciso!

Além disso, lembre-se sempre de tomar os seguintes cuidados:

– Regar semanalmente (ou mais, dependendo do clima)

– Manter o vaso no local mais fresco da casa e sem luz solar direta. Preste atenção para a mudança dos lugares da casa onde bate sol com as mudanças da incidência no outono!

– Adubar mensalmente: a prática é bem-vinda e pode ajudar na próxima florada!