Adubação, Folhas

Rachadura nas folhas? Não se desespere!

Infelizmente, tem horas que as nossas orquídeas Phalaenopsis podem apresentar alguma rachadura nas folhas. Hoje, vamos falar sobre um tipo que é muito comum: a rachadura “bem no meio”. Trata-se de uma rachadura foliar que não é incomum de verificarmos nas folhas das orquídeas Phalaenopsis.

No entanto, esse tipo de acontecimento com as orquídeas Phalaenopsis nem sempre indica algo tão ruim. Por isso, sempre que surgir uma rachadura nas folhas, procure observar o que está acontecendo. Existem algumas possibilidades.

Possibilidade 1:

A folha está muito “pesada” e, ao se dobrar, ela acaba gerando esse tipo de rachadura – geralmente a partir do meio da folha. Se for esse o caso da sua Phalaenopsis, não há muito a ser feito: basta deixar que ela evolua naturalmente, pois a rachadura irá secar e não trará problemas. Se quiser, você pode colocar própolis ou canela no corte para evitar infecções, e utilizar algum suporte para evitar que a folha “caia mais”.

Possibilidade 2:

Muito sol ou calor! Pode ser que a rachadura nas folhas da Phalaenopsis seja resultado direto do calor ou do sol, especialmente após algum tempo em um local mais “quentinho”. Se você achar que é o caso, vale a pena remover a orquídea do local e encontrar um canto mais fresquinho.

Possibilidade 3:

Se a rachadura na sua orquídea for iniciada na ponta da folha (e não no meio, como na situação em que há excesso de peso), o motivo para o corte pode ser excesso de nutrientes. Isso mesmo! Se houver muito nutriente na sua orquídea, ela pode expandir o tecido da folha de tal maneira que forma rachaduras na ponta – o que também pode ocorrer em situações de ressecamento (falta de rega) seguido de aumento da hidratação. Se isso ocorrer, mantenha a rega firme e reduza a fertilização por algum tempo!

E você? Já viu rachadura nas folhas das suas orquídeas?