Cuidados, Raiz

Canela nas raízes das Phalaenopsis

Muita gente coloca canela nas raízes das Phalaenopsis. É uma prática que ficou muito comum a partir de dicas que um orquidófilo passa ao outro. Mas será que fazer isso ajuda no desenvolvimento da planta?

De fato, aplicar canela em pó tem o poder de trazer alguns benefícios, ainda que não seja algo necessário ou urgente!

Sabemos que a canela é conhecida por suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e cicatrizantes, e isso pode ajudar a proteger e promover a saúde das orquídeas em várias instâncias. Vamos a elas?

1- Prevenção de Infecções

Como os fungos e bactérias estão sempre à espreita das raízes das orquídeas, podendo causar vários males, a canela ajuda a evitar, ainda mais depois da poda de raízes danificadas ou mortas, pois é nesse momento de corte que a planta fica mais vulnerável a patógenos.

2- Tratamento de Doenças

Se você tem uma orquídea infectada, saiba que a canela pode ajudar a controlar a propagação da doença, evitando que as raízes saudáveis sejam contaminadas.

3- Cicatrização de Feridas

A canela nas raízes das Phalaenopsis certamente vai acelerar o processo de cicatrização, protegendo as áreas expostas e minimizando o risco de infecções.

4- Redução de Estresse na Planta

A canela ajuda a minimizar esse estresse da troca de vaso, cortes de raízes ou até mesmo destruição por parte de agentes externos (como gatos que derrubam plantas e vendavais). Isso permite que a planta se recupere mais rapidamente e retome seu crescimento normal.

5- Estímulo ao Crescimento

Você sabia que a canela pode estimular o crescimento de novas raízes? Ainda que não seja a mesma coisa que um fertilizante, ela ajuda a planta a se estabelecer melhor no substrato e a absorver nutrientes de forma mais eficiente.

Gostou? Então, se quiser colocar canela nas raízes das Phalaenopsis, é só pegar a canela em pó e polvilhar no substrato, ou aplicar nos pontos de cortes e feridas.