Estações do ano

Orquídea no verão: como cuidar

Sempre que chega o mês mais quente do ano, surge aquele medo de as orquídeas sofrerem! Sim! Cuidar de orquídeas no verão pode ser um desafio, especialmente porque elas sofrem com a temperatura e especialmente com o sol forte. No entanto, com alguns cuidados específicos você pode manter suas plantas saudáveis e bonitas.

Bora ver como você pode melhorar os cuidados da orquídea no verão?

1- Aumente a frequência de rega. Simples assim, mesmo assim é preciso ter cuidado. Sempre vale lembrar que é importante não encharcar as raízes e deixar a água escorrer. Além disso, espere o substrato secar um pouco entre as regas. Coloque o dedo para sentir o substrato. E lembre-se: orquídeas como as Phalaenopsis geralmente preferem umidade, mas a água parada pode apodrecer as raízes.

2- Mantenha boa circulação de ar. Mesmo com a necessidade de umidade alta, a orquídea precisa estar em ambiente arejado. Uma boa ideia para cuidar da orquídea no verão é usar umidificadores ou colocar bandejas com água perto das plantas para aumentar a umidade no ambiente, sem nunca deixar de abrir as janelas e deixar o ar fluir.

3- “Afasta de mim esse sol!”. Afinal, as orquídeas gostam de luz indireta. Que tal usar cortinas leves na janela ou muda de lugar caso o sol comece a se fazer mais presente? A gente sabe que, por causa da inclinação da terra, o pôr-do-sol fica mais tarde e a posição da nossa estrela mais próxima muda.

4- Ventinho para cuidar da orquídea no verão! Garanta boa ventilação ao redor das plantas para evitar a proliferação de fungos e doenças. Dica: deixe o ventilador próximo da orquídea (mas não direto, para não afetar as flores).

5- Aumente a frequência da adubação, pois as orquídeas estão em fase de crescimento. É isso mesmo! Geralmente é durante o verão que as orquídeas precisam de mais nutrientes para desenvolver suas plantas e raízes, para que volte a florir no próximo inverno (quando geralmente surgem hastes, especialmente no clima brasileiro). Utilize fertilizantes específicos para orquídeas, seguindo as instruções do fabricante.

6- Fique atento a pragas comuns, como cochonilhas, pulgões e ácaros. Aproveite o tempo mais iluminado para inspecionar com mais cuidado e regularidade as folhas e flores. Surgiu algo diferente? Trate qualquer infestação imediatamente.

Só assim para cuidar bem da orquídea no verão! Assim, suas orquídeas irão prosperar e florescer lindamente, mesmo em condições desafiadoras.