E se a verdade é que não há regras para a orquídea florir?

Você já parou pra pensar que na verdade não há regras para a orquídea florir? É claro que nós ensinamos os cuidados básicos, e é claro que as orquídeas Phalaenopsis seguem algum tipo de fluxo conforme a temperatura e as condições à que são submetidas, mas o fato é que cada orquídea pode ter uma identidade própria.

Como podemos identificar essa identidade própria para compreender um pouco melhor cada uma das orquídeas? Existem alguns elementos aos quais você pode prestar atenção para notar o que está acontecendo com ela!

 

Umidade ajuda a gerar keikis

Geralmente, as orquídeas em ambientes mais úmidos e com menos sol tendem a gerar os famosos “keikis”, que dão as mudas de orquídea que brotam na haste, no lugar da florada. Acontece que isso não significa que o simples fato de você fazer um ambiente úmido e sombreado para sua orquídea garanta que ela vai dar este resultado. É tudo uma questão de observar o comportamento da orquídea e como ela responde aos ambientes!

Keiki - mudas de orquídeas

A nova florada vem após período de frio

Existem evidências de que as orquídeas dão mais flores quando vivem um período de grande amplitude térmica, ou seja, quando a diferença entre a temperatura máxima e a mínima é grande. Isso geralmente ocorre em período de outono e inverno na maior parte do Brasil. No entanto, se a sua orquídea foi comprada com flores logo antes deste período, é provável que ela esteja em hibernação durante o inverno. Portanto, não dá pra levar a ferro e fogo a ideia de que ela vai dar flores em uma determinada estação.

 

Adubação é necessário?

Muitas pessoas verificam ótimos resultados em suas orquídeas após a adubação: alguns preferem opções caseiras e orgânicas, enquanto outros adquirem fertilizantes em lojas especializadas. No entanto, há quem consiga ótimas floradas nas orquídeas mesmo sem adubar, apenas com rega. O segredo é tentar fazer o seu caminho e aprender como lidar com elas do seu próprio jeito. Afinal, não é preciso ser tão exigente com as regras para a orquídea florir!