Cuidados, Hibernação

Terminou a florada: o que você precisa saber sobre a hibernação das orquídeas

Quando se trata de orquídeas, um assunto que precisa sempre ser tratado é a hibernação. Isso acontece porque muita gente ainda confunde o processo “pós-florada” como o enfraquecimento da orquídea e acha que ela vai morrer. Mas isso não é verdade! Por isso, decidimos explicar um pouco melhor sobre o processo de hibernação das orquídeas!

 

folha murcha: hibernação

Como é o processo de hibernação:

A florada das orquídeas demanda uma quantidade muito grande de energia. Nós já falamos sobre isso, mas nunca é demais repetir. Quando as flores caem, é como se a orquídea tivesse passado um tempão trabalhando sem parar, e agora precisasse de férias.

A mensagem que as folhas vão receber será: “pare de gastar tanta energia sendo bonita e durma bastante”. Por isso, elas podem ficar amareladas ou ganhar algumas rugas. O grande objetivo da orquídea é economizar o que foi gasto e ficar absorvendo nutrientes, e esse processo pode durar um bom tempo, que costuma ser, em média, de seis a nove meses!

 

O que fazer diante da hibernação?

A primeira coisa a ser feita é continuar regando normalmente e dar tempo ao tempo. Nada de pressa ou desespero!

Depois, você pode aplicar algum fertilizante, seja orgânico, inorgânico ou caseiro: eles vão garantir a reposição dos nutrientes que a planta gastou durante a florada, e vão ajudar bastante na recuperação.

Outro fator importante é afastar a planta dos locais mais iluminados, caso elas fiquem em algum lugar que recebe aquele “solzinho de fim de tarde”. Se for possível, levá-la a um local ainda mais fresco pode ser uma ótima maneira de incentivar a recuperação – embora isso não seja obrigatório!