Dicas básicas, Folhas

4 coisas para observar antes de comprar uma orquídea

As orquídeas Phalaenopsis do Sítio Kolibri são vendidas em inúmeros pontos de venda do Brasil! Supermercados, floriculturas e lojas especializadas estão entre os principais lugares onde você pode encontrar vasos novos.

Mas você sabe o que observar antes de comprar uma orquídea?

Infelizmente, durante o trajeto das orquídeas do Sítio Kolibri até o ponto de venda final, é comum que algumas plantas sofram danos no caminho. Além disso, existem pontos de venda que não se preocupam em manter os cuidados necessários para os vasos das orquídeas.

Por isso, é importante que os compradores saibam avaliar o bom estado das orquídeas! Só assim eles poderão passar a mensagem aos vendedores para que estes cuidem bem das plantas.

 

Confira alguns pontos importantes sobre o que observar antes de comprar uma orquídea:

Orquídea feia? Saiba como deixá-la mais bonita! - observar antes de comprar uma orquídea

1- Observe as folhas

As folhas das orquídeas precisam estar verdes e brilhantes. Se estiverem murchas, enrugadas e caídas, não leve: você estará comprando uma orquídea doente. Também é importante evitar orquídeas com folhas machucadas, raladas e cortadas: evite e procure por versões melhores, ainda que pequenos machucados podem não trazer problemas ao desenvolvimento da orquídea.

 

2- Flores com botões e vistosas

As flores da orquídea a ser comprada devem estar vistosas e saudáveis. Não compre orquídeas com flores murchas, e procure pelos vasos com alguns botões: eles indicam que a florada está no começo e deverá durar mais tempo!

3- Prefira as raízes verdinhas

As raízes podem ser vistas no vaso transparente, e devem estar verdinhas e hidratadas. Portanto, a saúde da raiz é importante observar antes de comprar uma orquídea: evite os vasos com raízes ressecadas e sem água. Lembre-se que os pontos de venda devem cuidar das plantas enquanto elas estiverem disponíveis.

 

4- Exija qualidade do vendedor

Se você não encontrar orquídeas Phalaenopsis de boa qualidade no ponto de venda, faça-se ouvir e converse com os responsáveis (seja o gerente do Supermercado ou o vendedor da floricultura, por exemplo). É importante que eles tenham o retorno e saibam como melhorar! Afinal, muitas vezes as orquídeas ficam doentes por puro desconhecimento.