5 coisas que você precisa saber para cuidar das orquídeas no verão

Cuidar de orquídeas no verão pode ser um desafio. Geralmente, quando o tempo começa a ficar mais quente nas regiões sul e sudeste do Brasil, elas estão terminando suas floradas. Isso acontece porque a tendência é que elas desenvolvam hastes e flores nos meses de inverno.

Portanto, embora haja bastante variação conforme o período em que a orquídea foi adquirida, é muito comum que o verão seja também o período de hibernação das orquídeas Phalaenopsis. É nesse período que elas vão recuperar suas forças gastas durante a floração, e para isso vão precisar de luz, água e até mesmo fertilizantes!

Então, quais os segredos para cuidar das orquídeas no verão?

Confira alguns deles:

1- Verifique o local

Se a sua orquídea estava em uma janela ou varanda, é possível que este lugar esteja mais quente ou com mais sol direto. Por isso, é bom tentar trocá-la de lugar e levar para algum ambiente mais fresco da casa.

 

2- Os fungos podem ser mais frequentes

Ficar de olho nos fungos e outras pestes durante o verão é ainda mais importante! Isso acontece porque no verão a proliferação de pulgões e diversas outras pragas pode ser ainda maior. Por isso, adquira fungicidas e outros venenos, e se preciso, aplique nas suas plantas!

3- Verifique as folhas crescendo!

Se a sua orquídea no verão está sem flores, ou seja, em hibernação, ela deve estar desenvolvendo novas folhas. Verifique no meio do bulbo se há alguma folha nova surgindo: é nessa época que costumam surgir novas fontes de absorção de luz. Verifique também o tom de verde: a folha nova deve ter uma coloração mais viva e profunda!

coisas que você não sabia sobre as raízes da Phalaenopsis

4- Use o método do cachepô de vidro

Um método muito bom para se usar em tempos de muito calor (ou clima ressecado de ar condicionado, por exemplo) é o do cachepô grande de vidro. Para isso, adquira um cachepô de vidro que seja o dobro do tamanho do vaso e coloque o seu vaso de orquídea dentro dele em meio a bastante substrato (ou pedras). A ideia é que o cachepô acumule um a dois centímetros de água fora do vaso (e você poderá ver, pois ele é de vidro!), mas que não poderá apodrecer as raízes. Assim você mantém água perene “alimentando” o vaso e o mantendo sempre úmido. Essa tática é ótima para quem vai viajar e ficar fora de casa por vários dias!

 

5- Compre flores para as festas de fim de ano!

É possível que não tenha nenhuma orquídea florida no auge do verão. Se isso acontecer e você quiser decorar sua casa com orquídeas no Natal ou Ano Novo, o segredo é adquirir um vaso florido! O Sítio Kolibri conta com uma produção constante de orquídeas graças às estufas climatizadas, e é isso que permite termos orquídeas floridas nos pontos de venda ao longo do ano todo! Depois quando a florada acabar, a orquídea comprada no verão vai se adaptar ao clima, assim como as outras.