Cuidados, Floração
Reflorescimento
Após a floração, a Phalaenopsis passa por uma fase de hibernação que costuma durar de 6 a 9 meses, podendo florescer novamente, se tiver sido bem cuidada. Essa fase pode variar muito de acordo com a época do ano, cuidados com a planta e em relação à região do Brasil em que a orquídea se encontra. Um bom manejo da Phalaenopsis deve ser feito na época em que ela estiver sem flores, para garantir uma nova floração.
Hibernação – Preparando-a para floração:
Após a última flor cair da haste, existem alguns caminhos a serem tomados:
- Corte a haste da orquídea por completo e dê um período de repouso para a sua planta antes da nova floração.
- Corte a haste da orquídea, caso ela tenha secado por completo, e aguarde-a emitir uma nova haste floral – após um ano, aproximadamente.
- Preserve a haste, caso ela ainda esteja verde, e espere uma eventual floração.
- Corte a haste na altura da terceira gema e aguarde uma nova floração.
Floração:
As orquídeas que se encontram em regiões mais frescas tendem a florescer mais rapidamente ou mais de uma vez ao ano (caso você preserve a haste, ela poderá florescer mais de uma vez ao ano). A orquídea Phalaenopsis precisa de temperaturas mais baixas à noite para ser estimulada a emitir uma nova haste floral (entre 16o C a 20o C – noite e aproximadamente 25oC – dia). Porém, cuidado! Muito frio também é prejudicial a sua Phalaenopsis. Temperatura abaixo dos 16o poderá danificar suas folhas, causando queimaduras e podendo até ocasionar a morte da planta.
Sua floração costuma durar em torno de três meses, ou mais. Dependendo da variedade, idade e condições de crescimento, podem ocorrer várias florações durante o ano ou apenas uma vez ao ano. Uma nova flor crescerá e terá, aproximadamente, a mesma altura da primeira.
Coloque a estaca de apoio suavemente, movendo-a para acomodar a orquídea. Nunca a force para o lado oposto, porque ela poderá quebrar.
Novos pendões
Nascem na base da planta. Algumas pessoas os confundem com as raízes. Eles podem aparecer entre as folhas e seu tom é verde escuro. Raízes novas possuem um tom verde acinzentado. Depois de 16 semanas costumam aparecer botões nesses pendões.
Também poderão aparecer raízes aéreas que coletam umidade e dióxido de carbono do ar. Não se preocupe com essas raízes aéreas que crescem fora do vaso mas, se quiser, elimine-as com uma faca ou tesoura esterilizadas.
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Como cuidar da orquídea borboleta no fim do ano
Também conhecida como orquídea borboleta, a orquídea Phalaenopsis é bastante procurada no período de fim de ano, como os meses de novembro e dezembro....
Botânico descobre nova espécie de orquídea
Nova espécie de orquídea: até hoje os cientistas se surpreendem com descobertas de novas plantas. Saiba mais!
Benefícios da folha de louro
Benefícios da folha de louro: a folha de louro pode vir em forma de chá, óleo essencial extraído ou até mesmo estar presente em...