5 coisas para não fazer nunca com as Phalaenopsis

As dúvidas sobre os cuidados com as orquídeas Phalaenopsis nunca acabam. Sempre tem algo que a gente não sabe, ou alguma dica importante para melhorar a saúde delas. Mas o que será que não devemos fazer nunca com as Phalaenopsis?

Pensando nisso, decidimos listar algumas coisas que ainda são feitas com as orquídeas Phalaenopsis e que não deveriam ser permitidas.

 

O que não fazer nunca com as Phalaenopsis:

 

1- Água no pratinho

Sim, eu sei: tem gente careca de saber! Mas ainda tem quem insista, achando que a orquídea vai absorver a água e depois “compensar” quando estiver seca. Mas isso não é verdade! Embora não seja preciso economizar tanto na água na hora de regar, o importante a se fazer com as Phalaenopsis é não deixar acumular água, por isso os pratinhos devem sumir! O ideal é colocar o vaso em um lugar em que a água possa escorrer, ou então esperar a água escorrer antes de colocá-lo de volta ao cachepô.

 

2- Trocar de vaso durante a florada

Quando uma orquídea está florida, ela está mais sensível, e também gastando mais energia. Por isso, o choque de uma troca de vaso pode ser bastante ruim para ela, podendo fazer as fores murcharem e às vezes a planta inteira morrer. Durante a florada, mantenha-a no pratinho!

 

3- Cortar as raízes que saem para fora do vaso

Eu entendo que, em algum momento, você vai querer trocar de vaso. Mas isso não significa que as raízes que saem para fora (e para cima!) são ruins. Pelo contrário: elas são ótimas! Raízes aéreas indicam que a Phalaenopsis está em pleno desenvolvimento, e buscando novos nutrientes, afinal essas raízes conseguem pegar nutrientes do ar! Aliás, uma dica: molhe também essas raízes durante a rega, e permita que elas tenham contato com o fertilizante, se possível!

 

4- Deixar o “miolo” molhado

Ao regar sua orquídea, é possível que você acabe jogando água bem no meio dela, onde fica um sulco que acumula água. Se fizer isso, pegue um papel de guardanapo ou um pano e enxugue esse “miolo”, removendo o excesso. Isso vai evitar uma possível formação de fungo.

hibernação: como fazer

 

5- Não molhe as flores!

Evite ao máximo molhar as flores! Elas podem sofrer com o surgimento de fungos, e vão ficar muito bem se você as deixar secas! O ideal durante a rega é molhar apenas as raízes (se molhar as folhas, tudo bem).