Novas mudas

Sementes de Phalaenopsis: é possível plantar?

Muita gente pergunta como funciona paracultivar Phalaenopsis da forma “tradicional”, ou seja, plantando as sementes de Phalaenopsis e esperando que elas cresçam.

Infelizmente, já começo este texto com um spoiler: é MUITO DIFÍCIL plantar orquídeas Phalaenopsis desta maneira. Mas vamos explicar um pouco melhor.

Como as Phalaenopsis são flores epífitas que produzem sementes, o processo de germinação e crescimento delas é muito específico e exige uma série de ocorrências específicas, que envolvem umidade, temperatura e luz muito adequada, além de uma simbiose com fungos, que fornecem nutrientes essenciais para as plântulas em crescimento.

Contaminação e tempo

O cultivo de Phalaenopsis por meio de sementes também corre muito risco de sofrer contaminação por bactérias, fungos maléficos à planta e outras “doenças”. Ele também é muito demorado e pode levar vários anos até que a nova Phalaenopsis se desenvolva em uma planta.

É por isso que muitas pessoas desenvolvem técnicas de propagação vegetativa, que consiste em dividir as Phalaenosis, criando um tipo de “clone” das já existentes (algo um pouco similar ao que se faz com bananeiras, por exemplo). Mesmo assim, é necessário ter estudos sobre Phalaenopsis (seja como especialista ou orquidófilo apaixonado por orquídeas).

Então, como é feito no Sítio Kolibri?

Por que o Sítio Kolibri não vende mudas de Phalaenopsis?

As mudas de Phalaenopsis que chegam ao Sítio Kolibri vêm diretamente da Holanda, onde são desenvolvidas em laboratório por meio de técnicas cuidadosas e extremamente controladas. Quando chegam aqui, as mudas pequeninas já estão bastante desenvolvidas, ainda que estejam muito frágeis para serem vendidas, demorando pouco mais de um ano para darem flores nos ambientes controlados das estufas.