Como fazer a orquídea florir mais

Depois daquela bela florada da sua orquídea, ela não deu mais flores? Pois saiba que existem formas de fazer sua orquídea florir mais. Pode ser que seja o clima, o tanto de energia que se exigiu dela, ou até mesmo alguma fraqueza difícil de identificar. Por isso, confira um guia do que pode ser feito para ajudar sua Phalaenopsis a dar mais flores.

A primeira coisa que você precisa entender é: as Phalaenopsis podem demorar cerca de um ano para se recuperar de uma florada. Isso significa que, após perder as flores, pode ser que ela fique em hibernação por um ano. A segunda coisa a se entender é: elas tendem a dar mais flores nos períodos mais frios – especialmente no sudeste, centro-oeste e sul do Brasil. Então, se o tempo de um ano após a florada cair no verão seguinte, ela pode demorar mais uns seis meses para começar a dar novas hastes, por exemplo. Seja paciente!

Sabendo disso, e de está demorando para sua orquídea florir mais, ou se você está com aquela ansiedade por novas flores, confira algumas ações que você pode tomar:

 

1- Aplique adubo!

Não existe adubo melhor ou pior. Você pode aplicar fertilizantes comuns ou especiais para orquídeas, e até mesmo fazer receitas de adubos orgânicos. Apenas procure garantir que a sua orquídea terá mais nutrientes. Não é necessário adubar mais do que uma vez por mês, a não ser que ela esteja muito fraca, aí você pode aplicar fertilizantes a cada 15 dias durante dois meses, por exemplo!

 

2- Mude de lugar

Sua orquídea vai florir mais e melhor se estiver em um local fresco e com sol indireto. Portanto, verifique se não há sol demais em algum horário do dia, ou se não faz calor demais pela proximidade com equipamentos eletrônicos da casa, por exemplo.

 

3- Corte as folhas, se precisar

Dependendo da situação da folha da sua orquídea, pode ser que ela precise ser cortada. Algumas vezes elas juntam fungos ou manchas que vão aumentando e fazem mal para a saúde da planta. Se for o caso, utilize uma tesoura limpa e passe canela em pó no local do corte: isso pode ajudar na saúde da sua orquídea em longo prazo!

 

Com essas medidas, você vai conseguir fazer sua orquídea florir mais!